• Carregando...

São Paulo - A atividade do comércio teve uma expansão de 6,3% em agosto, no comparativo com o mesmo mês de 2008, registrando a maior taxa de crescimento do ano, segundo os dados divulgados ontem pela Serasa Experian.

O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, impactados favoravelmente pela retomada do crédito ao consumidor e pelas isenções tributárias, avançou 13,7%, sendo o principal destaque em agosto.

Tecidos, vestuário, calçados e acessórios, beneficiado pelas temperaturas médias mais baixas do inverno deste ano e pela maior preferência dos consumidores por esses itens no Dia dos Pais deste ano, teve acréscimo de 11,7%.

Do outro lado, o destaque na queda continua sendo o segmento de material de construção, com recuo de 15,4%, seguido pelo setor de combustíveis e lubrificantes – retração de 3,2% na comparação anual.

Em agosto, no confronto com o mês anterior, o varejo cresceu 0,7%, mantendo o ritmo de expansão registrado em julho, considerando os dados com ajuste sazonal.

O levantamento mostra que houve crescimento de 1,4% na atividade do segmento de combustíveis e lubrificantes, aumento de 0,8% no setor de material de construção e avanço de 0,7% em móveis, eletroeletrônicos e informática. O destaque negativo ficou com veículos, motos e peças, que apresentou uma queda de 1,9% em agosto frente ao mês imediatamente anterior.

No acumulado do ano, o indicador aponta crescimento de 4,3%, liderado pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com alta de 10,1%. Em seguida, aparecem tecidos, vestuário, calçados e acessórios (3,0%) e veículos, motos e peças (2,6%). Os únicos segmentos que apresentaram queda nesse comparativo foram o de combustíveis e lubrificantes (-1,7%) e o de material de construção (-13,8%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]