• Carregando...

A Comissão Europeia aguarda um pedido formal de ajuda financeira de Portugal "em breve" e não pode falar sobre os termos do resgate, como o valor, até que tenha recebido a solicitação, informou Amadeu Altafaj Tardio, porta-voz de Olli Rehn, comissário europeu para Relações Econômicas e Monetárias.

"Ainda não há números como esses, primeiro e principalmente porque ainda não há um pedido formal", disse Tardio. O porta-voz acrescentou que Portugal não foi "de forma alguma" pressionado pelos parceiros da zona do euro a pedir ajuda e que eles estão dando "suporte para Portugal como sempre demos". "Não tem havido pressão sobre Portugal a não ser a dos mercados", afirmou.

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, que renunciou ao cargo no mês passado, anunciou na quarta-feira que o país vai pedir ajuda financeira da União Europeia, tornando-se o terceiro membro da zona do euro (que reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda), depois de Grécia e Irlanda, a recorrer a um resgate internacional.

Segundo Tardio, a Comissão Parlamentar criada depois que o governo português se desfez é capaz de negociar um acordo. "Um elemento relevante é que o principal partido de oposição endossou a intenção do primeiro-ministro de buscar tal ajuda. Eles estão cientes dos termos e das condições", declarou Tardio.

Os ministros de Finanças da União Europeia podem discutir a resposta em mais detalhes quando se reunirem amanhã, em Budapeste, na Hungria. "As discussões em Budapeste serão extremamente importantes e será bom se todos os detalhes puderem ser trabalhados durante os próximos dias", comentou o porta-voz.

Tardio informou que está havendo forte colaboração do Fundo Monetário Internacional (FMI). O fundo também declarou que ainda não recebeu um pedido formal de ajuda de Portugal. Perguntado sobre o risco de contágio na Espanha, Tardio afirmou que o país está no caminho certo em suas reformas econômicas. "A economia espanhola tem desafios significativos, mas no momento, como nós temos declarado, a Espanha está cumprindo seus compromissos e nós não faríamos um paralelo nem especularíamos nessas linhas", disse. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]