O Comitê de Pessoas do Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (22) a nomeação de Magda Chambriard para a presidência da estatal. A analise é parte do processo interno de governança para cargos da cúpula da companhia. Ela foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada para substituir Jean Paul Prates.
O rito será concluído nesta sexta (24) durante a reunião do Conselho de Administração, que votará a indicação. Caso tenha o nome aprovado, la assumirá o comando da petroleira.
Para o comitê, Chambriard "preenche os requisitos necessários previstos nas regras de governança da companhia" e está "elegível" para o cargo de presidente e membro do conselho.
"Como já informado ao mercado, uma vez nomeada, Magda Chambriard servirá no Conselho até a primeira Assembleia Geral que vier a ocorrer, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim", disse a estatal, em nota.
A diretora executiva de assuntos corporativos, Clarice Coppetti, ocupa a presidência da Petrobras interinamente, enquanto a indicada de Lula não é oficializada.
Engenheira civil de formação, Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) entre 2012 e 2016. Antes disso, foi funcionária de carreira da Petrobras por 22 anos.
Ela é mestre em engenharia química e atua como consultora na área de energia e petróleo. Desde abril de 2021, Chambriard é diretora da Assessoria Fiscal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Oposição ameaça barrar reforma tributária para pressionar pelo impeachment de Moraes
Para avançar PECs anti-STF na Câmara, oposicionistas precisam contar com Lira
Câmara aprova fim gradual da desoneração da folha de pagamento a partir de 2025
Plano de cortar “salário extra” a trabalhador com carteira deve enfrentar resistência
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião