• Carregando...
Alternativa é disponível somente para celulares Android | Divulgação
Alternativa é disponível somente para celulares Android| Foto: Divulgação

Está lembrado que o Mark Zuckerberg te obrigou a baixar o aplicativo Messenger caso quisesse conversar com algum contato seu pelo Facebook? Ele depois justificou a escolha, alegando que a estratégia era de proporcionar "melhor experiência" ao usuário, e que o app dedicado a mensagens seria mais ágil que o da rede social.

Nem todos concordam e, como costuma acontecer quando há uma massa de descontentes na tecnologia, assim nasceu uma solução revertendo a mudança.

A manobra só é possível porque o Facebook não eliminou a possibilidade de trocar mensagens pelo Facebook do aplicativo, o que acontece atualmente é uma espécie de barreira que direciona o usuário automaticamente para o Messenger.

Um usuário do fórum de desenvolvedores XDA Developers compartilhou o aplicativo que resolve a questão, que ele considera problemática por gastar muita bateria e memória RAM ao executar os dois apps (Facebook e Messenger) ao mesmo tempo. Sua solução é um arquivo .apk (portanto, compatível apenas com celulares Android) que deve ser executado pelo aparelho.

Como fazer

O arquivo está disponível para download neste link. O usuário pode baixá-lo diretamente pelo celular ou então fazer o download pelo computador, ligar o celular ao computador por USB e transferir o arquivo para alguma pasta (digamos, a "Downloads") e, pelo celular, executar o arquivo.

É necessário desinstalar o aplicativo Messenger para o processo funcionar.

Para instalar, é preciso que o Android esteja configurado para "permitir a instalação de aplicativos de outras fontes além da Play Store". Para isso, basta habilitar a opção "Fontes desconhecidas" (em Configurações > Segurança).

Ele então instalará o app e, finalizado o processo, o aplicativo do Facebook automaticamente deverá ter a opção de chat habilitada.

Do jeito que está, ao abrir uma conversa no Facebook, o app Messenger abre a mensagem automaticamente. Após instalar a apk, ao abrir uma conversa pelo Facebook, ela se abre no próprio aplicativo da rede social.

É claro que a solução não é imbatível. Na verdade, basta que o Facebook exclua o recurso do app e tudo volta ao normal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]