• Carregando...

A desconhecida Companhia Brasileira de Energias Alternativas e Renováveis (CBEAR) lançou ontem, com apoio do governo do Paraná, o que seria a maior usina de biodiesel do mundo. A executiva Christianne Fullin disse, na reunião semanal Escola de Governo, em Curitiba, que o investimento será de 300 milhões de euros e a produção deverá alcançar 600 mil toneladas ao ano, a partir de 2010.

A usina estaria prestes a ser instalada num município do Centro-Sul do Paraná. O nome da cidade não foi revelado. Segundo Christianne, o sigilo é uma tentativa de evitar especulação imobiliária na compra do terreno. A origem dos investimentos também é mantida em sigilo. "Vamos divulgar essas informações em 15 dias."

A CBEAR estaria em fase de implantação em Santa Maria do Oeste, município de 13 mil habitantes da região central do Paraná, desde o ano passado. A sede da usina não será, necessariamente, em Santa Maria, afirmou Christianne. Ela garantiu apenas que a usina está confirmada. "Fizemos esse lançamento porque toda a produção do primeiro ano (2010) foi vendida". Ela disse ainda que os interessados são estrangeiros.

O presidente da CBEAR, André Stuepp, disse que a usina será a maior do mundo considerando o processo integrado de produção, desde a extração do óleo vegetal. Devem ser usadas fontes como soja, canola, girassol e tungue (árvore asiática com frutos oleaginosos pouco conhecida no Paraná).

A usina de biodiesel de soja que a Petrobras pretende instalar em Palmeira (Centro-Sul) deve produzir 20% do volume anunciado pela CBEAR. As 600 mil toneladas/ano equivalem à soma de todos os projetos já anunciados no estado. O Paraná produziu o primeiro litro de óleo para o programa nacional de biodiesel em junho deste ano, através de um indústria de Rolândia (Norte).

André e Christinne falaram em 500 empregos diretos – 100 dentro da indústria e 400 em entrepostos. Eles disseram que o investimento vai fomentar a economia de 68 municípios do Centro-Sul. A cidade escolhida para a sede seria a mais beneficiada, pela geração de impostos – o valor estimado também não foi divulgado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]