• Carregando...

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, subiu 4,8% em junho ante maio, informou nesta terça-feira (30) a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A entidade informou também que revisou o ICI referente a maio, de 6% para 5,9%. Na comparação com junho do ano passado, o ICI registrou queda de 21,3% este mês, recuo menos intenso do que a taxa negativa de 24,2% em maio, no mesmo tipo de comparação, nos dados sem ajuste sazonal.

O ICI é um indicador que utiliza para cálculo uma escala que vai de zero a 200 pontos, sendo que o resultado do índice é de queda ou de elevação, se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de 100 pontos, respectivamente. Os dados atualizados do índice mostram que, na passagem do mês passado para este mês, o indicador subiu de 89,5 pontos para 93,8 pontos, na série com ajuste sazonal. Esse nível, segundo a FGV, é o maior desde outubro do ano passado, quando foi de 104,4 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal.

Ainda de acordo com a FGV, no ICI de junho, o resultado sustenta a tendência de recuperação da indústria verificada no segundo trimestre deste ano. O ICI é composto por dois indicadores. O primeiro é o Índice da Situação Atual (ISA), que teve alta de 4 4% em junho, após registrar aumento 7,6% em maio, nos dados atualizados na série com ajuste sazonal. O segundo componente do ICI é o Índice de Expectativas (IE), que apresentou avanço de 5 2% em junho, em comparação com a alta de 4% em maio, também na série atualizada com ajuste sazonal. Na comparação com junho do ano passado, nos dados sem ajuste sazonal, houve quedas de 22,9% e de 19,6%, respectivamente para o ISA e para o IE, em junho deste ano.

O levantamento para cálculo do índice foi feito entre os dias 4 e 25 de junho, em uma amostra de 1.062 empresas informantes.

Nuci

O Nível de Utilização de Capacidade Instalada (Nuci) da indústria com ajuste sazonal atingiu 79,5% em junho, após registrar nível de 79,2% em maio, ainda segundo a FGV. De acordo com série histórica da instituição, em seu comunicado, o nível do Nuci referente a este mês é o maior desde dezembro do ano passado, quando esse indicador apontava resultado de 79,9%

Ainda segundo a fundação, na série de dados sem ajuste sazonal, o nível de uso de capacidade em junho foi de 79,1%, também o mais intenso desde dezembro do ano passado, quando o Nuci alcançou nível de 80,6%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]