• Carregando...

O líder democrata Cristopher Dodd, presidente Comissão Bancária do Senado, afirmou no início da tarde desta quinta-feira (25) que democratas e republicanos já alcançaram um acordo sobre os princípios do plano que o governo negocia com o Congresso norte-americano.

Agora, eles devem se encontrar com o secretário do Tesouro, Henry Paulson, para detalhar as medidas. Segundo o senador republicano Barney Frank o Congresso está "a caminho" da aprovação do pacote.

A notícia causou reação positiva na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que sobe quase 4% animada pelas perspectivas cada vez mais fortes de aprovação do pacote econômico de resgate a instituições financeiras nos EUA.

A declaração foi feita ao final de uma reunião entre congressistas no Capitólio na manhã desta quinta, que tinha por objetivo resolver quaisquer discordâncias sobre o plano antes da reunião marcada para as 17h (horário de Brasília) entre Bush, os congressistas e os candidatos à Presidência dos EUA, John McCain e Barack Obama.

Perto do consenso

Mais cedo, a Casa Branca havia afirmado que "progresso significativo" foi feito na negociação da liberação do pacote de US$ 700 bilhões para ajudar os bancos do país em crise.

"Eu acho que fizemos progresso significativo, nós temos uma fórmula que tentamos seguir", disse Dana Perino, porta-voz do governo americano. "E eu espero que nós consigamos fazer isso rápido."

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, também disse que as lideranças partidárias no Congresso "fizeram progressos" na negociação do pacote de resgate financeiro e "parecem estar perto de um acordo". A Casa Branca também afirmou ter expectativas positivas sobre a aprovação do pacote de US$ 700 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]