• Carregando...
O site Trippics, voltado a viajantes, está entre as redes brazucas na internet | /
O site Trippics, voltado a viajantes, está entre as redes brazucas na internet| Foto: /

Apesar de onipresentes nos celulares e computadores, redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram estão longe de ser as únicas opções para quem quer compartilhar gostos e encontrar amigos pela internet.

Veja abaixo uma lista com sites que, além de serem redes sociais que atendem segmentos específicos de internautas, também têm a particularidade de terem sido criados por brasileiros. Entre eles, há uma iniciativa de Curitiba.

1. FILMOW

O que é

O Filmow foi lançado em 2009 por três mineiros com o intuito de reunir cinéfilos e apreciadores de filmes. A principal ideia do site é que os usuários contabilizem e mostrem aos seus amigos os filmes que já assistiram, comentem sobre eles e deem sua opinião.

Como funciona

A plataforma mostra os filmes que estão em cartaz nos cinemas, lançamentos em DVD e próximas estreias. A rede social ainda conta com uma seção de novidades sobre o mundo do cinema.

No perfil de cada usuário, o Filmow disponibiliza uma contagem de quantos dias, horas e minutos o internauta passou assistindo filmes, curtas, séries e até mesmo novelas. Também são sugeridos filmes pelas preferências e avaliações de cada cinéfilo.

2. SKOOB

O que é

O Skoob é uma rede social para leitores. Foi lançado em janeiro de 2009 pelos empreendedores Lindenberg Moreira e Viviane Lordello. Seu nome é derivado da palavra books (“livro” em inglês) ao contrário.

Como funciona

O site possui funções como adicionar livros lidos, leituras futuras, livros desejados, entre outros. Cada livro possui uma página dentro da plataforma, na qual os usuários da rede podem criar resenhas, atualizar edições e avaliar as obras de uma a cinco estrelas. Todas estas informações são adicionadas ao perfil do leitor, que possui uma “estante virtual” no aplicativo, e pode estabelecer metas de leitura e realizar trocas. Também existe um sistema de sorteio de livros no site, no qual editoras diversas doam exemplares de publicações diariamente.

3. BLIIVE

O que é

O Bliive é uma rede social criada pela brasileira Lorrana Scarpioni. A comunidade baseia-se no conceito de economia solidária para gerar fluxo de trabalhos, ideias e aproximar pessoas com interesses similares. Com sede em Curitiba, a plataforma já soma mais de 9 mil usuários em 46 países.

Como funciona

A concepção do site gira em torno de uma espécie de “banco de tempo” individual: uma moeda chamada “TimeMoney”. Cada TimeMoney pode ser trocado por uma hora de ajuda em uma experiência oferecida por outro usuário. Existem inúmeros serviços oferecidos, dentre os quais se destacam aulas de idiomas, instrumentos musicais, culinária e esportes. Também estão disponíveis atividades de ajuda de gêneros diversos, como consultorias, caronas, entre outros. Para conseguir mais TimeMoneys o internauta precisa oferecer serviços aos outros usuários.

4. TRIPPICS

O que é

O Trippics é uma rede social destinada para pessoas que amam viajar, e foi criada pelo apresentador Bruno De Luca, pelo ator global Thiago Rodrigues e por mais cinco empreendedores. A ideia do site é fomentar o encontro de pessoas que estão indo para o mesmo destino, trocar dicas de lugares e reunir histórias de viagens.

Como funciona

Através de um perfil individual, os usuários conquistam pontos comentando publicações, criando guias de viagem e avaliações de locais visitados. É possível realizar buscas de lugares por afinidade e obter informações de moradores que compartilham estilos de vida similares. A plataforma também está disponível como aplicativo para celular.

5. RECEITÁCULO

O que é

Criada pelo capixaba Maicon Sanson, o Receitáculo é uma comunidade voltada para o compartilhamento de receitas e para a troca de experiências culinárias.

Como funciona

O usuário cria um perfil individual e através deste canal se relaciona com os outros membros do site. É possível enviar vídeos de produções de receitas e conquistar níveis de hierarquia, representados por figuras de mascotes. Quanto maior a participação individual - seja com comentários ou com postagens de conteúdo - e sucesso das receitas, maior o nível. O intuito é que o internauta aprenda e ensine de uma maneira prática e dinâmica.

6. SOCIALDUB

O que é

O SocialDub é uma rede social criada pelo paranaense Valter de Jesus, e tem como objetivo a interação em interface similar ao desativado Orkut.

Como funciona

Através de perfis pessoais dos usuários é possível enviar recados para os amigos. Nestas mensagens é oferecido suporte HTML, assim como em mensagens em comunidades e depoimentos. Relembrando o Orkut, os depoimentos permanecem em destaque na página do usuário. GIFs animados, álbuns de fotos e até mesmo um recurso que lembra o MSN Messenger estão disponíveis.

7. GUIDU

O que é

Com a proposta de ser uma rede colaborativa, o Guidu é um espaço que permite encontrar e compartilhar os melhores bares, casas noturnas, restaurantes e filmes em cartaz de cada cidade. Foi desenvolvido por Paulo Veras, criador do primeiro guia online do Brasil, e por Marcus Andrade, especialista em internet e entretenimento.

Como funciona

Por meio de resenhas e comentários, os usuários ajudam a formar o site, que é uma espécie de guia. É possível verificar indicações de amigos e filtrar pesquisas por localização, recém-adicionados e relevância. A plataforma possui guias disponíveis para 12 cidades brasileiras, espectro que se amplia cada vez mais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]