i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
vídeos

Consultor responde principais dúvidas sobre Imposto de Renda

Série reúne as principais orientações de especialista em tributação para ajudar os contribuintes na hora de acertar as contas com o Leão

  • Porda Redação
  • 24/04/2015 10:32
 | Jonathan Campos/Agência de Noticias Gazeta do Povo/Gazeta
| Foto: Jonathan Campos/Agência de Noticias Gazeta do Povo/Gazeta

Na reta final do prazo para a entrega da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda, quase a metade dos 27,5 milhões de contribuintes de todo o país ainda não prestou suas contas ao Leão. O fim de semana promete ser de bastante trabalho para quem deixou a tarefa para a última hora.

A Gazeta do Povo preparou uma série de vídeos sobre as principais dúvidas na hora de preencher os formulários. Confira as orientações as orientações do consultor Francesco Ribeiro, da EY Consultoria.

#1 - O que é preciso saber antes de iniciar a declaração do IR

Cerca de 27 milhões de contribuintes devem entregar a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril deste ano. Confira as dicas de um especialista sobre o que é preciso saber para começar a declaração com o pé direito.

+ VÍDEOS

#2 - Identificação do contribuinte e dependentes

O preenchimento da declaração do Imposto de Renda começa com a identificação do contribuinte e dos seus dependentes e requer atenção para evitar erros que podem levar à malha fina. Acompanhe o roteiro para preencher os dados corretamente.

+ VÍDEOS

#3 - Como cadastrar os rendimentos recebidos durante 2014

Qualquer divergência de números sobre os rendimentos recebidos pelo contribuinte pode gerar pendência junto à Receita e acabar na malha fina. Veja as dicas essenciais de como cadastrar os valores na hora da declaração.

+ VÍDEOS

#4 - Como informar pagamentos e doações na hora da declaração

Despesas dedutíveis e não dedutíveis, como gastos médicos ou com educação, devem constar na declaração de renda. Entenda como deve ser feito o registro dos valores.

+ VÍDEOS

#5 - Como informar bens e direitos e dívidas e ônus reais

Gravata: Bens como imóveis, ações e fundos de investimento precisam ser incluídos na declaração, com dados e valores detalhados. Entenda registrar essas informações

+ VÍDEOS

#6 - Como quitar o imposto a pagar após a declaração

O resumo da declaração traz informações importantes sobre os rendimentos tributáveis e deduções do contribuinte. Entenda o que é levado em conta para calcular o imposto a restituir ou a pagar.

+ VÍDEOS

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.