• Carregando...
Habilidades e responsabilidades assumidas são os tópicos em que candidatos mais mentem. | Bigstock
Habilidades e responsabilidades assumidas são os tópicos em que candidatos mais mentem.| Foto: Bigstock

A consultoria norte-americana CareerBuilder divulgou semana passada um estudo em que mostra o quão comum é a inserção de dados falsos ou até mesmo intrigantes em currículos apresentados por pessoas em busca de uma vaga de trabalho – pelo menos nos Estados Unidos, foco do levantamento. Conforme o estudo, conduzido pela internet entre maio e junho deste ano, 58% dos mais de 2,1 mil executivos e funcionários de recursos humanos questionados disseram já ter encontrado uma mentira em um currículo e 33% afirmaram que a "maquiagem" nestes documentos se tornou mais comum após a crise internacional de 2008.

E aqui vem um alerta, que vale também para os brasileiros: metade dos empregadores (51%) afirmou que descartaria automaticamente um candidato se comprovasse uma mentira no currículo profissional desta pessoa. Por outro lado, 40% disseram que a "desclassificação" dependeria do tipo de informação prestada indevidamente.

Segundo os empregadores ouvidos pela CareerBuilder, as informações que mais são alvo de mentiras ou informações equivocadas nos currículos são:

- Habilidades (57%)

- Responsabilidades assumidas (55%)- Períodos de trabalhos anteriores (42%)

- Título das funções em outros trabalhos (34%)

- Nível de ensino (33%)

- Companhias em que o candidato já trabalhou (26%)

- Reconhecimentos e prêmios recebidos (18%)

Ao serem questionados sobre quais as mentiras mais inusitadas encontradas em currículos, os executivos citaram uma série de casos que, ao menos, mostram a ousadia (ou falta de noção) de alguns profissionais:

- O candidato incluiu em sua experiência profissional trabalhos que, na verdade, foram exercidos por seu pai. Isto porque os dois tinham o mesmo nome (a diferença era o Jr. no nome do filho)

- Outro afirmou que tinha sido assistente do primeiro-ministro de um país estrangeiro... que na verdade nem tinha um primeiro-ministro.

- Um currículo dizia que o candidato tinha sido medalhista olímpico.

- Entre as experiências destacadas por um candidato, estava a de que ele havia sido supervisor de construção. O entrevistador o questionou e descobriu que a experiência se referia à construção de uma casinha de cachorro.

- Um candidato disse ter 25 anos de experiência profissional... o problema é que ele tinha 32 anos de idade.

- Outra profissional afirmou que havia trabalhador por 20 anos como a babá dos filhos de celebridades como Tom Cruise e Madonna.

- Um candidato listou que havia passado por três empresas ao longo dos últimos anos. O problema é que ele havia trabalhado apenas um dia em uma delas, dois dias na outra e nenhum na terceira.

- Entre as experiências descritas no currículo de um candidato, estava a de que ele tinha sido campeão de lance livre de basquete no colegial. Durante a entrevista, acabou admitindo que era mentira.

- Houve ainda o insistente, que se apresentou para uma vaga na empresa em que tinha acabado de ser demitido. No currículo, ele listou a empresa entre outros trabalhos anteriores e afirmou que tinha pedido a conta.

- E falando em insistência, outro candidato se apresentou duas vezes para a mesma vaga em uma empresa. E em cada uma das vezes trouxe um currículo diferente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]