• Carregando...

O consumidor paranaense reduziu sua intenção de consumo em abril, de acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O indicador teve uma queda de 9,4 pontos em relação ao mesmo mês de 2013. Em relação ao mês de março, não houve grandes mudanças, pois a intenção de consumo passou de 139,2 pontos para 140,5 no mês passado. Em janeiro, o índice era de 151,4 pontos.

Em entrevista ao site da Fecomércio PR, o presidente da Federação, Darci Piana, atribuiu a queda ao fraco crescimento da economia brasileira e à alta nas taxas de juros. "O fantasma da inflação voltou a afetar os ânimos dos brasileiros, que acabam freando seus gastos, especialmente em bens de maior valor", avalia.

A pesquisa aponta também que 61,8% das famílias paranaenses acreditam que o consumo da população em geral para os próximos meses será maior do que no segundo semestre do ano passado. Em março, essa perspectiva era citada por 59% dos entrevistados. Já em abril de 2013, a percepção de alta no consumo era ainda maior, com 71,9%.

Emprego

Com relação à perspectiva profissional, o índice de famílias que esperam ter uma melhora nos próximos seis meses é de 104,6 pontos, enquanto no mês de março esse índice era de 108 pontos. A queda é mais significativa nas classes A e B. Em fevereiro, esse índice era de 123,3 pontos. Já em março caiu para 104,5 e em abril chegou a 101,7 pontos.

O levantamento mostra, ainda, que 56% das famílias entrevistadas revelaram estar se sentindo mais seguras com relação ao emprego atual. O dado é parecido com o registrado no ano passado (55,6%) e em março deste ano (55,9%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]