• Carregando...

O consumo de gás natural do país caiu 34,5% em fevereiro contra igual período do ano anterior, após já ter registrado recuo em janeiro, totalizando 33,4 milhões de metros cúbicos diários, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) nesta quinta-feira (26). Comparado ao consumo de janeiro, a queda foi de 1,03%.

"Mais uma vez, os dados demonstram que a falta de política energética fez com que o insumo perdesse competitividade em todos os segmentos, apresentando como resultado o menor consumo desde 2004", protestou a Abegás em um comunicado.

Setores

O menor despacho das usinas térmicas, devido a um período farto de chuvas, contribuiu para a queda de consumo, destacou a Abegás. Em fevereiro o setor elétrico registrou queda de 11,43% no consumo contra janeiro, o maior entre os usuários de gás no país.

"Um menor acionamento das térmicas diminuiu o consumo em 685 mil metros cúbicos por dia", informou a entidade.

O setor residencial ficou em segundo lugar em consumo na mesma comparação, com menos 4,55%; e as indústrias tiveram queda de 1,96%.

Já na comparação com fevereiro de 2008, época em que as térmicas foram bastante demandadas pelo período de seca do ano anterior, a queda do consumo do setor elétrico foi de 65,12%, com menos 15,2 milhões de metros cúbicos diários, para 5,3 milhões de metros cúbicos diários.

As indústrias também apresentaram forte queda, de 27,73% contra fevereiro de 2008, para 18,3 milhões de metros cúbicos por dia.

"A redução de consumo nos segmentos foi ocasionada, além da crise econômica e do preço do insumo, que já vinham refletindo de forma negativa no mercado de gás, pelo menor número de dias úteis no mês", afirmou a Abegás na nota.

A entidade observou ainda que o uso de gás veicular (GNV) tem dado demonstrações de recuperação, com alta de 7,23% em fevereiro ou consumo de 6 milhões de metros cúbicos diários.

Já o consumo no comércio cresceu 5,37%, saltando de 553 mil metros cúbicos por dia para 583 mil metros cúbicos por dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]