• Carregando...

A avicultura brasileira deve consumir cerca de 32 milhões de toneladas de milho em 2009, calculou ontem o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra. Em 2008, a necessidade do setor está estimada em 25 milhões de toneladas. "Precisamos sensibilizar os governos estaduais e o federal de que o cereal é estratégico", disse Turra, que participou ontem do fórum sobre o cenário mundial de alimentos dentro da programação da 31ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio (RS).

A produção de suínos deve consumir entre 11 milhões e 12 milhões de toneladas de milho no próximo ano, um número semelhante ao de 2008, analisou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores (ABCS), Rubens Valentini, que também participou do evento. Para o dirigente, o consumo das granjas não deve registrar mudanças até a metade do próximo ano, por causa da duração do ciclo de desenvolvimento dos animais. Depois deste período, é possível que a ampliação do número de matrizes resulte em maior necessidade de milho.

Mesmo assim, o abastecimento do cereal pode representar uma preocupação, considerou Valentini. Ele avaliou que o plantio de soja apresenta mais vantagens na próxima safra. O milho tem poucos financiadores privados, ao contrário da soja. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Odacir Klein, pediu a realização de um fórum entre agricultores e os principais consumidores para planejar a safra.

Paraná

Domingos Martins, presidente do Sindiavipar, avalia que os estoques nacionais estão de forma mais confortável comparado ao cenário da passagem da outra safra e que agora a oferta vai depender do crescimento da avicultura. "Quem vai ditar esse crescimento são os preços das commodities, do milho e da soja. A nossa perspectiva é de que a avicultura cresça cerca de 12% neste ano aqui no Paraná e para este cenário a expectativa é de que não haja falta de oferta do insumo."

O estado é o maior produtor de frango do país. O abate acumulado entre janeiro e julho soma 710.381.502 cabeças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]