• Carregando...

O consumo de energia elétrica no Brasil continua em baixa, mas reduziu o ritmo de queda em fevereiro. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do governo federal, a demanda atingiu 30,7 mil gigawatts-hora (GWh) no mês passado, nível 0,4% menor que o de janeiro e 4,4% inferior ao de fevereiro de 2008.

Parte do recuo se deve ao calendário – em 2008, fevereiro teve um dia a mais. Se a base de comparação fosse igual, a queda no consumo teria sido de 1%, e não de 4,4%, segundo a EPE. Os números, divulgados ontem, contrariam o relatório preliminar publicado no início do mês pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que havia apontado aumento no consumo.

De acordo com a EPE, a maior queda na comparação anual foi registrada, novamente, pela indústria. O consumo do setor, um indicador da atividade econômica, despencou 12,2%, para 12,6 mil GWh. As seguidas retrações desse índice fizeram com que a demanda acumulada em 12 meses passasse a ser negativa, após vários anos de crescimento – nos últimos 12 meses, o consumo da indústria foi 0,4% menor que em igual período anterior.

A boa notícia é que, em relação a janeiro, a demanda industrial subiu 3,7%. "Já se podem perceber indícios de reversão no comportamento do consumo", afirmou o relatório da EPE. "Dado o consumo apurado em janeiro e considerada a componente sazonal, era de se esperar que o consumo industrial em fevereiro se situasse em torno de 12,2 mil GWh, cerca de 3% abaixo do valor apurado. É a primeira vez, desde novembro, que o valor apurado supera o valor esperado."

Exportadoras

A EPE informou, ainda, que a produção industrial dos segmentos exportadores está mais fraca que a dos segmentos mais ligados ao mercado brasileiro. Por isso, acredita que, ao longo de 2009, o mercado regulado – formado por residências, comércio e indústrias de pequeno e médio porte – continuará exibindo crescimento maior (ou queda menor) que o consumo do chamado "mercado livre", do qual fazem parte grandes indústrias.

Região Sul

A julgar pelos dados regionais, o Sul do país está sofrendo um pouco menos que a média nacional. Em fevereiro, o consumo total na região foi de 5,5 mil GWh, com alta de 3,7% sobre o mês anterior e baixa de 4,1% em relação ao registrado um ano antes. Considerando-se apenas a indústria, houve alta de quase 16% em relação a janeiro. Mas, na comparação com fevereiro de 2008, o consumo caiu 11,5%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]