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Coordenador do Procon de Ponta Grossa falou ao telejornal Bom Dia Paraná

Há um ano o sistema de cobrança das contas telefônicas mudava, de pulsos para minutos. Até a adaptação total às novas normas, o consumidor teve um tempo para optar pelo plano que mais se encaixava em seu consumo mensal. Segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a adaptação das operadoras ocorreu sem problemas, mas o setor de telefonia continua liderando o número de reclamações no órgão.

Bachir Fayad coordenador do Procon de Ponta Grossa explicou ao telejornal Bom Dia Paraná que a nova forma de cobrança é vantajosa para o usuário do sistema. "O consumidor tem uma maior transparência, já que pode pedir o detalhamento da fatura e verificar todas as ligações realizadas pelo telefone", disse. "Assim, pode constatar se houve uma cobrança indevida, e com isso pedir o ressarcimento".

"No processo de adaptação não houve grandes problemas, foi tudo dentro do previsto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)", contou. Segundo ele, a maior parte das reclamações registradas no Procon que estejam relacionadas a serviços de telefonia é o valor das cobranças.

"Nos Procons espalhados por todo o país, o setor continua sendo o grande campeão de reclamações, e o principal motivo é o de cobranças indevidas. O consumidor se sente bastante lesado quando verifica um valor acima do que ele normalmente paga. Isso pode ser questionado", afirmou. "E agora o consumidor tem maiores provas na hora de questionar, por causa do detalhamento da fatura que mostra, ligação por ligação, a data e a hora, em que foram realizadas."

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