• Carregando...
 | CHINA DAILY/REUTERS
| Foto: CHINA DAILY/REUTERS

O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) anunciou cortes nas taxas básicas de juros e uma redução no compulsório bancário. As taxas de juros de empréstimos e depósitos de um ano foram cortadas em 0,25 ponto porcentual, para 4,35% e 1,50%, respectivamente. Esse é o sexto corte de juros anunciado pelo PBoC desde novembro do ano passado.

O PBoC também removeu o limite sobre as taxas de depósitos para bancos comerciais e cooperativas rurais, um movimento importante em direção à promessa do governo da China de liberalização das taxas de juros.

Além disso, o banco central chinês cortou em 0,5 ponto porcentual, para 17,5%, a proporção de reservas compulsórias dos bancos. Para algumas instituições, porém, o corte foi ainda maior. O PBoC disse que haverá um corte extra de 0,5 ponto porcentual para alguns bancos, com o intuito de apoiar as pequenas empresas e o setor agrícola.

As especulações sobre um iminente corte de juros na China já circulavam há semanas entre os participantes dos mercados financeiros, tendo em vista os sinais de fraqueza que a economia chinesa vinha demonstrando em indicadores recentes. No entanto, o momento do anúncio foi inesperado. As decisões têm efeito a partir deste sábado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]