Ainda é possível escapar do Leão do Imposto de Renda e receber a restituição este ano. O próximo lote, o último de 2008, será liberado no dia 15 de dezembro. Para isso, quem ficou preso na malha fina precisa fazer a retificação da declaração até o dia 20, segundo alerta o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir. "Se o contribuinte percebeu que fez algum erro, ainda há tempo para corrigir. A recomendação é para que ele faça isso o quanto antes", diz Adir.
Ficam presos na malha fina aqueles documentos que foram enviados com informações erradas ou incompletas. O principal motivo, segundo o próprio supervisor, é a omissão de rendimentos do próprio declarante ou dos seus dependentes 65% dos casos. Também é um erro comum a informação errada de despesas, quando o valor declarado não é o mesmo que a Receita Federal tem no banco de dados. "Todas estas informações podem ser corrigidas", explica a contadora Ana Maria Golas. "Em alguns casos, é possível que o valor a pagar ou a restituir mude."
Com o número do recibo de envio e o CPF, o contribuinte pode verificar no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) se há alguma inconsistência de dados na sua declaração. A retificação, explica Ana Maria, deve ser feira no mesmo modelo daquela entregue no início do ano simplificada ou completa.
Quem enviou a declaração pela internet, utilizando o programa da Receita Federal, deve abrir o documento enviado e responder sim à pergunta "Esta declaração é retificadora?", que aparece logo no início. Assim, o próprio programa abre um campo para que seja informado o número do recibo da declaração anterior. Depois disso, basta incluir as informações que faltavam, ou corrigir as incorretas, e transmitir novamente o documento utilizando o programa Receitanet. Quem entregou a declaração em formulário de papel precisa baixar o programa, escolher a declaração simplificada e enviar a retificação.
Lotes
Dos 24,2 milhões de trabalhadores que entregaram a declaração neste ano, 8,5 milhões já receberam a restituição. Na última segunda-feira a Receita liberou a consulta ao sexto lote do IR 2008. A informação já está disponível no site do órgão ou pelo telefone 146 nos dois casos é preciso informar o CPF.
* * * * * *
Interatividade
O que você pretende fazer com a restituição do Imposto de Renda?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.