Apesar de perder 2,7 pontos porcentuais em relação à pesquisa do ano passado, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) foi, pela oitava vez, a marca mais lembrada pelos paranaenses na pesquisa Top Of Mind Paraná. A companhia foi lembrada por 8,3% dos entrevistados. O resultado do estudo foi divulgado ontem pela Revista Amanhã durante um almoço para empresários e executivos da área de marketing, em Curitiba. No Paraná, a pesquisa é realizada pela publicação gaúcha em parceria com o Instituto Bonilha de Pesquisas.

Para o superintendente de marketing da companhia, Moacir Boscardin, o prêmio é um reconhecimento pelo serviço prestado e pela atuação da empresa na comunidade. "Mantemos campanhas permanentes para incentivo ao uso racional e seguro de energia e programas junto com os governos federal e estadual para levar energia de graça aos mais necessitados", lembra. "Desde a campanha pela não privatização (em agosto de 2001), ficou claro que a população tem amor pela Copel, coisa que não acontece com empresas de energia de outros estados."

"A Copel, assim como a segunda colocada, a Petrobrás (com 4,5%), tem um trabalho forte de comunicação e marketing, que se reflete no resultado da pesquisa", diz o diretor o Instituto, Rogério Bonilha. "São empresas que também têm programas sociais, o que faz com que sejam bem lembradas pela população de baixa renda."

O pesquisador destaca ainda a importância das cooperativas para o estado, uma vez que a Cocamar aparece como a quinta marca mais lembrada, com 3,3% das citações. Também aparecem entre as primeiras do ranking a Coopavel (2,4%) e a Coamo (1,9%).

Comunicação

Na categoria Comunicação, novamente a Gazeta do Povo foi apontada como o jornal mais lembrado do estado, com 30,8% das citações. Os jornalistas da TV Paranaense – que assim como o jornal integra a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) – Gil Rocha e Herivelto de Oliveira foram os mais lembrados nas categorias locutor ou narrador esportivo e jornalista ou colunista, respectivamente.

O Paraná TV, telejornal diário da RPC, aparece pela primeira vez como o mais lembrado entre os programas produzidos no estado. Até o ano passado, o seu antecessor – o Jornal Estadual – ainda aparecia como líder, embora tenha saído do ar em 1999.

A pesquisa seguiu as normas da Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa de Mercado (Abipeme). Foram feitas mil entrevistas nos 22 maiores centros consumidores do Paraná. Foram consultadas pessoas de ambos os sexos e todas as classes sociais, a partir de 18 anos. A entrega do prêmio Top Of Mind Paraná 2006 será em 7 de dezembro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]