
Positivo e ALL ganham prêmio da ABMN
As paranaenses Grupo Positivo, Positivo Informática e América Latina Logística (ALL) foram vencedoras em três categorias do Prêmio Destaque no Marketing 2009, promovido pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN).
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) conquistou ontem pela nona vez consecutiva o Top of Mind Paraná da Revista Amanhã. A estatal de energia foi a mais lembrada dos paranaenses na categoria Grandes Empresas a principal do prêmio. A grande surpresa desta edição foi a segunda colocada. A Zaeli, empresa do setor alimentício com sede em Umuarama, no Norte do estado, subiu mais de quatro pontos porcentuais (p.p.) em comparação com o ano passado e ficou a apenas 1,8 p.p. da Copel a menor diferença entre primeira e segunda colocadas em 10 anos. O Top of Mind PR teve levantamento de dados do Instituto Bonilha de Pesquisa.Tanto Copel quanto Zaeli foram bastante lembradas no interior, onde receberam 8,4% e 8,3% das citações, respectivamente. Na divisão por classe social, a empresa de energia elétrica é a mais lembrada nas classes A/B e C, enquanto a Zaeli possui maior representatividade nas classes D/E.O presidente da Copel, Rubens Ghilardi, explica que a força da marca está no atendimento ao consumidor. "A Copel quase não tem campanhas de marketing, apenas sobre os riscos do uso incorreto de energia elétrica. Mas ela é lembrada pelo trabalho muito próximo ao cliente", afirma.Para a Zaeli, o prêmio foi uma surpresa. Segundo Valter de Oliveira Rodrigues, vice-presidente comercial da empresa, a força da Zaeli está no pequeno varejo e na eficiência de distribuição dos produtos. No estado, a Zaeli possui 10 mil clientes. "Montamos um centro de distribuição em Araucária, para tentar ficar mais próximo do cliente da RMC e da capital, onde a marca ainda não é bem lembrada. Temos investido também em mídia televisiva e na diversificação dos produtos da marca", diz Rodrigues.
Entre produtos específicos, as grandes mudanças ocorreram nas categorias frango, massas e seguros. A Big Frango, original de Rolândia, desbancou a Sadia na categoria frango. Após 14 anos como a marca de massas mais lembrada dos paranaenses, a Todeschini perdeu o posto para a Galo, do interior paulista. Na categoria seguros, a Itaú Seguros passou o Bradesco.
Top Executivo
Neste ano, pela primeira vez, o prêmio Top of Mind da Revista Amanhã também contou com uma categoria para saber quais as marcas mais lembradas pelos executivos paranaenses. Foram ouvidos 20 representantes de empresas que compuseram a lista das Grandes&Líderes, das cem maiores empresas do Paraná. Os vencedores foram McKinsey (consultoria de gestão), Itaú (banco privado), SAP (software de gestão), ALL (empresa de logística), Rolex (relógio), Porto Seguro (corretora de seguros), Moet & Chandon (espumante), FGV (MBA), Dell e Sony (notebook), Sedex (correio expresso), BMW (carro de luxo) e Flexivs (móveis para escritórios).
PesquisaNa categoria jornal, a Gazeta do Povo foi a publicação mais lembrada. A RPC ganhou também com a Revista RPC, na categoria programa de televisão paranaense. Ao todo, foram feitas mil entrevistas em 10 mesoregiões do estado, conforme delimitação do IBGE, no período de 29 de agosto a 10 de setembro. A margem de erro é de 3,1 pontos porcentuais para mais ou para menos. As entrevistas são pessoais e é pedido ao entrevistado que responda à primeira marca que lhe vem à cabeça nas diversas categorias.