Recente levantamento divulgado pelo Serasa Experian mostra que a pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas medida no mês de agosto atingiu 95,7%, o que significa que para cada 1.000 pagamentos, 957 ocorreram em dia ou com atraso de sete dias. Essa proporção se iguala ao recorde alcançado em agosto de 2010 e é 0,4 ponto porcentual maior do que o registrado em agosto do ano passado. Além disso, trata-se da 9ª alta consecutiva nessa base comparativa.
Segundo economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o resultado reflete a preparação das empresas para o Natal e indica que a atividade econômica deve continuar melhorando até o início do próximo ano."A pontualidade é um sinalizador importante do recuo da inadimplência, o que mostra que as empresas estão se arrumando e traz perspectivas positivas para o final deste ano e o início do ano que vem", ressalta Rabi. De acordo a empresa, a redução das taxas de juro e da inadimplência dos consumidores, bem como a retomada mais recente da atividade econômica estão contribuindo que cresça o volume de pagamentos em dia.
O maior nível de pontualidade foi observado no setor comercial, no qual as empresas mantiveram a marca de 96,2%, a mesma proporção verificada em julho deste ano. As micro e pequenas empresas do setor industrial também mantiveram o nível do mês anterior, de 95%. Já o setor de serviços teve um acréscimo de pontualidade, que passou de 94,9% em julho para 95% em agosto.
Ao mesmo tempo em que a pontualidade aumentou, o valor médio dos pagamentos pontuais teve um recuo de 3% em relação a julho, atingindo R$ 1.784. As empresas de serviços, por sua vez, foram as que registraram a maior quantia média, que ficou em R$ 2.061, seguida pelas empresas comerciais, com R$ 1.774, e depois as empresas industriais com R$ 1.621. O levantamento, realizado desde 2006, usa uma amostra de 600 mil micro e pequenas empresas que totalizam cerca de 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente.
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