• Carregando...
Fila em uma das centrais de emprego na capital paranaense | Aniele Nacimento/Gazeta do Povo/Arquivo
Fila em uma das centrais de emprego na capital paranaense| Foto: Aniele Nacimento/Gazeta do Povo/Arquivo

A crise afetou os brasileiros de todas as faixas de renda no ano passado. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2015), divulgada na semana passada pelo IBGE, mostram que o rendimento real do trabalho passou de R$ 1.950 para R$ 1.853, uma queda de 5% na comparação de 2015 com 2014. Este é o primeiro recuo do índice em 11 anos. Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho sinaliza que a recuperação da renda deve ser lenta, já que a criação de novas vagas neste ano só apresenta saldo positivo para empregos com jornadas menores e que pagam até 1,5 salário mínimo, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Veja dados da precarização do emprego

Até outubro deste ano, houve o fechamento de cerca de 1 milhão de vagas de emprego com remuneração mais alta, acima de 1,5 salário mínimo. Apenas entre os três níveis salariais mais baixos (até 1,5 salário) houve saldo positivo de postos de trabalho, com cerca de 250 mil vagas criadas neste ano.

Crise aprofunda abismo entre servidores públicos e trabalhadores do setor privado

Leia a matéria completa

A maior força da geração de empregos no Brasil se concentra na faixa salarial entre 1,01 a 1,5 salário. Apesar de os números nesta faixa (saldo positivo de 74 mil) mostrarem uma melhora na comparação com o ano passado, quando as demissões superaram as contratações em cerca de 237 mil postos de trabalho, a evolução ainda é pequena. Em 2010, por exemplo, foram criadas 1,4 milhão de vagas nesta faixa salarial.

O brasileiro desempregado que busca uma recolocação no mercado de trabalho também enfrenta dificuldade em encontrar vagas de emprego formal com jornada acima de 30 horas semanais. Segundo o Caged, houve o fechamento de cerca de 826 mil postos de trabalho com jornada entre 41 e 44 horas por semana de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período, as contratações superaram as demissões em 107 mil vagas com jornadas menores, de até 30 horas por semana de trabalho.

A retrospectiva dos últimos seis anos mostra que em todos os grupos divididos por jornada havia saldo positivo na criação de postos de trabalho até 2014, quando aconteceu a primeira retração nas vagas com maior jornada (41 a 44 horas), com saldo negativo de 69 mil. A partir daí a deterioração do mercado de trabalho atingiu também a criação de vagas de 31 a 40 horas por semana, que registrou o fechamento de 176 mil postos de trabalho desde o ano passado até agora.

Fernando de Holanda Filho, pesquisador de Economia Aplicada da FGV/IBRE afirma que é difícil falar em recomposição da renda com a crise ainda persistente. “A tendência agora é que o mercado de trabalho só sinalize alguma melhora algum tempo depois da atividade econômica. Em geral, o mercado reage com certo atraso”, diz. Segundo o especialista, a criação de empregos com salários menores está relacionada ao processo de ajuste das empresas, que optam em demitir funcionários mais caros para contratar pessoas com salários menores.

Mais ricos ficaram mais pobres

O índice de Gini, que mede a concentração de renda, sofreu redução de 0,490 para 0,485, segundo a Pnad 2015. Neste caso, quanto mais próximo de zero, menor é a desigualdade no país. Apesar de parecer uma boa notícia, a queda no índice ocorreu porque os mais ricos ficaram mais pobres e não porque a parcela mais pobre da população melhorou sua renda. “Esse índice cai porque as pessoas que fazem parte dos 50% com mais rendimentos na distribuição da população tenham tido mais perdas em termos de rendimento do que a população mais pobre”, afirma a gerente do estudo, Maria Lúcia Vieira. Portanto, a queda ocorreu por conta da crise econômica e não pela melhora na distribuição de renda.

Paraná reduz ritmo de demissões em outubro

As empresas paranaenses diminuíram o ritmo de corte de vagas em outubro, apesar do saldo negativo de 387 postos de trabalho no mês, segundo o Caged. No acumulado do ano, o fechamento chega a 21.571 postos de trabalho em todo o estado, maior parte na região metropolitana de Curitiba. A RMC fechou 19.635 vagas em 2016.

Isoladamente, a capital paranaense criou mais vagas de emprego do que demitiu em outubro, com 319 contratações a mais do que demissões no mês. No saldo do ano, o resultado é negativo com o corte de 13.606 postos de trabalho.

Somadas as regiões, o saldo do interior também é negativo, com 1.936 demissões a mais do que contratações de janeiro a outubro. O maior corte de vagas aconteceu na região centro-oriental do estado, com o fechamento de 4.471 postos de trabalho em 2016. (TBV)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]