• Carregando...

A crise financeira internacional já afeta a confiança do setor industrial paranaense. As conseqüências podem ser notadas na queda de 8,5 pontos do Índice de Confiança do Empresário Industrial do Paraná (ICEI-PR) no terceiro trimestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007.

A pesquisa do ICEI-PR, divulgada nesta segunda-feira (27) pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), aponta que nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, o indicador chegou a 50,4 pontos, o menor desde o segundo trimestre de 2006, quando registrou 48 pontos. Esta também foi a maior queda em todos os terceiros trimestres desde o início da série pesquisada em 2003.

A redução do ICEI-PR é decorrente da queda no Índice de Expectativas no Futuro, que no trimestre passado foi de 58,9 pontos. De acordo com o coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Maurílio Schmitt, o motivo para esta redução da confiança é a crise financeira mundial, que se agravou em setembro.

O empresário industrial paranaense faz uma avaliação reduzida das condições atuais da economia brasileira e das expectativas da economia para o futuro próximo. O índice da percepção do desempenho atual da economia caiu para 43,8 pontos, e o futuro para 45,9 pontos. Schmitt explicou que o indicador varia no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes e com expectativas positivas. Indústrias de todos os portes, segmentos e regiões do Paraná foram ouvidas na pesquisa. A menor confiança é registrada por industriais de empresas médias, com 47 pontos. O ICEI-PR é de 50,3 pontos para grandes indústrias e de 53,7 pontos para pequenas indústrias.

A exemplo do primeiro e do segundo trimestre do ano, o ICEI-PR manteve-se abaixo do índice de confiança do empresariado brasileiro, que alcançou 52,5 pontos neste terceiro trimestre. O Índice de Confiança do Empresário Industrial é composto pelo Índice de Condições Atuais, que atingiu 49,9 pontos, e pelo Índice de Expectativas no Futuro Próximo, que apresentou 50,6 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]