• Carregando...
Cliente manuseia iPhone 4 em loja da Apple | Reuters
Cliente manuseia iPhone 4 em loja da Apple| Foto: Reuters

Os maiores fabricantes mundiais de celulares devem registrar um trimestre decepcionante, devido aos problemas de dívida na zona do euro e ao sucesso da Apple no segmento de smartphones.

A Research in Motion, fabricante do BlackBerry, já reportou embarques decepcionantes no trimestre, o que redespertou a preocupação quanto à possibilidade de que esteja perdendo mercado para a Apple e outras rivais. A Nokia também fez um segundo alerta quanto a problemas de lucros, em meio a dificuldades para concorrer contra o iPhone.

"Embora os celulares inteligentes venham crescendo muito mais rápido que o esperado, o crescimento geral do setor de celulares se reduziu", afirmou Simona Jankowski, analista do Goldman Sachs, em nota de pesquisa.

"As vendas de celulares no segundo trimestre crescerão apenas 2% ante o período anterior, abaixo de nossa projeção prévia de 5%... ainda que antecipemos que a demanda geral do segundo semestre deva manter as tendências sazonais normais", acrescentou.

O crescimento geral no volume de vendas foi avaliado em 13,8 por cento no segundo trimestre, e está em 11,6% no ano, ante os 10,8% estimados três meses atrás, segundo pesquisa da Reuters junto a 31 bancos, corretoras e empresas de pesquisa, na quarta-feira.

As sul-coreanas Samsung Electronics e LG Electronics, segunda e terceira maiores fabricantes mundiais de celulares, devem anunciar perda significativa de receita devido à redução em suas vendas europeias, uma queda de 10% na cotação cambial do euro desde o trimestre passado e atrasos no lançamento de celulares inteligentes.

A LG provavelmente anunciará que sua divisão de celulares sofreu prejuízo no trimestre enquanto a Samsung deve anunciar lucro e margem de lucro quase 50% mais baixos que os do período anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]