• Carregando...
Discurso nacionalista de Erdogan saiu pela culatra nesta sexta (10), intensificando crise na Turquia. | MURAT KULA/AFP
Discurso nacionalista de Erdogan saiu pela culatra nesta sexta (10), intensificando crise na Turquia.| Foto: MURAT KULA/AFP

Uma gafe do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que, durante um discurso nacionalista, acabando gerando uma forte desvalorização da moeda do país e também preocupação mundial quanto a riscos de calote, derrubou as bolsas de valores da Europa nesta sexta-feira (10). E o efeito chegou aqui também: às 14h19, o Bolsa brasileira caía 3,09%, a 76.330,21 pontos, e o dólar subia a 1,34%, a R$ 3,85.

O índice Stoxx 600, que reúne os principais papeis de um conjunto de empresas europeias, fechou o dia com recuo de 1,07%, a 385,86 pontos, anulando todo o crescimento registrado ao longo da semana. Na Alemanha, o DAX, referência para a bolsa de Frankfurt, caiu 1,99%, a 12.424,35 pontos. O CAC 40, em Paris, caiu 1,59%, para 5.414,68 pontos. Já o FTSE 100, da Bolsa de Londres, recuou 0,97%, para 7.667,01 pontos.

LEIA TAMBÉM: Banco Central aprova acordo Itaú-XP, mas impede banco de adquirir o controle da empresa

Esses são apenas alguns resultados de um dia especialmente desastroso para Erdogan. Falando em Bayburt, no nordeste turco, Erdogan pediu que a população turca trocasse dólares, euros e ouro que eventualmente tivessem "sob seu colchão" por liras turcas. Além disso, descartou uma elevação de juros, que segundo ele traria apenas lucro para algumas pessoas no exterior, porém sofrimento para o país. Detalhe: ao ouvir o discurso de Erdogan, os turcos começaram a fazer exatamente o contrário, entendendo que precisavam se proteger, o que aumentou a desvalorização da moeda do país. A lira turca chegou a recuar 18,5% em relação ao dólar nesta sexta (10), segundo informações do jornal Valor Econômico.

Até o euro caiu: no início da tarde desta sexta-feira (10) estava cotado a US$ 1,1403, uma queda de 1,07%.

Ainda nesta sexta (10), um anúncio dos Estados Unidos piorou ainda mais o cenário. O presidente Donald Trump pela manhã, no Twitter, que seu país dobrará as tarifas sobre o aço e alumínio da Turquia. "Eu acabei de autorizar que dobrem as tarifas sobre aço e alumínio para a Turquia, no momento em que a moeda deles, a lira turca, despenca rapidamente ante o nosso dólar muito forte!", afirmou Trump. Segundo ele, a tarifa sobre o alumínio turco será de 20% e o de aço, de 50%. "Nossas relações com a Turquia não estão boas neste momento!", escreveu ainda Trump.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]