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Funcionários  da Arquivei no escritório da empresa em São Carlos (SP). | Arquivei/Divulgação
Funcionários da Arquivei no escritório da empresa em São Carlos (SP).| Foto: Arquivei/Divulgação

Quando o empresário Christian De Sico se tornou responsável pela área administrativa da construtora da família, ele percebeu que o gerenciamento das notas fiscais da empresa era um verdadeiro obstáculo. Foi então que, junto a uma equipe de quatro pessoas, criou a Arquivei, uma plataforma inédita de armazenamento, organização e consulta de notas fiscais online. A startup, que surgiu em 2014 em uma salinha compartilhada, é responsável hoje por processar 30% de todas as notas geradas mensalmente no país, o que faz dela a maior empresa do segmento no Brasil.

Com mensalidades a partir de R$ 29,90, a Arquivei facilita a vida de pequenas, médias e grandes empresas. Por lei, todas elas são obrigadas a armazenar por cinco anos as notas fiscais que emitem e recebem, além de outros documentos. É aí que entra a startup de São Carlos (SP). Integrada à Secretaria da Fazenda e prefeituras, a Arquivei consulta e armazena em nuvem todas as notas fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas contra o CNPJ da empresa. Essa prática garante que o empresário esteja em dia com as obrigações fiscais, além de evitar um grande problema: a emissão de notas frias.

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“Nossa solução também está ajudando as empresas a tomarem decisões gerenciais, a partir das informações fornecidas pelas notas fiscais”, pontua Vitor de Araujo, co-fundador da Arquivei e diretor de marketing da empresa. Ou seja, a partir do acesso aos documentos, a empresa pode conferir, por exemplo, as compras e produtos entregues e fazer uma melhor gestão financeira com base em dados.

Do início às notas fiscais

A Arquivei foi pensada, inicialmente, para solucionar o problema de pequenas e médias empresas. Mas, três após o lançamento, a startup fechava contrato com a matriz brasileira do McDonalds, a maior rede de fast food do mundo. Entre os clientes da Arquivei estão também C&A, Riachuelo, Batavo e Heinz, que fazem parte dos atuais 60 mil clientes da empresa.

No mês passado, a plataforma foi aprovada para integrar o grupo de startups residentes no Cubo Itaú, o maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, localizado na capital paulista. Com a aprovação, uma equipe de seis profissionais passou a desenvolver os trabalhos no local, sendo responsável pela operação de vendas para grandes empresas.

Em São Carlos, na matriz da startup, trabalham outros 120 funcionários em um prédio de três andares que passa por uma reforma. Isso porque, em janeiro de 2019, a Arquivei vai inaugurar fachada inovadora e dependências internas inspiradas no escritório do Google, um ambiente colorido e despojado. A empresa, que possui 8% do PIB brasileiro de 2017 armazenado em sua base de dados — levando em conta os valores dos processos das notas —, tem metas agressivas para o próximo ano. A startup quer chegar em 20% do PIB e armazenar 50% das notas fiscais geradas mensalmente no Brasil.

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