• Carregando...

Em Curitiba, carnaval significa tempo de tranquilidade tanto para os moradores quanto para a rede hoteleira. Ao longo do feriado, a taxa de ocupação dos hotéis costuma ser inferior à registrada em um dia de semana normal, por exemplo. Ainda assim, o setor espera um aumento de hóspedes em relação ao carnaval do ano passado. Em 2010, a taxa de ocupação foi de 42%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Paraná (Abih-PR). Para os dias de folia na próxima semana, a estimativa da associação é de que a ocupação alcance os 55%.

"O carnaval em Curitiba não é um atrativo muito forte. A cidade tem um perfil mais tranquilo, sem muita agitação. Os turistas vêm para fugir, mesmo", explica Henrique Lenz, presidente da ABIH-PR. "Mas o turismo se expandiu no Brasil. Nós tivemos, graças à economia do país, uma ano muito bom em 2010, e devemos continuar crescendo", estima.

Silvio Rossi, diretor regional de vendas da rede Bourbon de hotéis, também se mostra otimista. "Nossa previsão é de 60% de ocupação para o período. Historicamente, é uma média muito boa para o carnaval", relata. Ele atribui o crescimento ao poder de consumo das famílias e à publicidade feita por órgãos públicos. "O Ministério do Turismo fez um trabalho grande para divulgar o Brasil como destino. E aqui dentro, a Secretatria Municipal de Turismo tem divulgado Curitiba como alternativa para pessoas que não querem agitação", explica.

Mas Fernanda Assis, diretora de vendas e marketing do Crowne Plaza, em Curitiba, avalia que a capital paranaense também oferece programas carnavalescos para turistas. "A procura é por um caranval mais tradicional, de raízes. Por isso recebemos muitas famílias com crianças. São pessoas que querem voltar a um carnaval mais simples. Querem se divertir, mas sem aglomerações", define.

Gisele Oliveira, gerente regional de vendas da rede Slaviero, não aposta em um movimento acima da média para Curitiba. "A lotação deve ocorrer mesmo em Santa Catarina, nas nossas unidades em Florianópolis, Palhoça e Joinville", conta. Para os hotéis litorâneos, o carnaval é a segunda época mais movimentada do ano, atrás apenas do réveillon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]