• Carregando...
De novo, celulares mudam sozinhos para horário de verão; veja como arrumar
| Foto: BigStock

Na virada de sábado para domingo, pela segunda vez em duas semanas, celulares que rodam na plataforma Android adiantaram uma hora automaticamente em todo o Brasil. O horário de verão foi extinto por decreto do presidente Bolsonaro, em abril deste ano.

O erro acontece justamente no dia em que 5 milhões de estudantes brasileiros realizam as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vão precisar ficar de olho no horário.

O problema estava previsto pelo Google. No blog da empresa no Brasil, um post de 18 de outubro já avisava que o fim do horário do verão impactava “diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja".

Segundo o Google, alguns celulares possivelmente não tinham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos fosse alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo.

O problema pode ser resolvido manualmente. Basta seguir esse passo-a-passo.

  1. Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”, depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”). 
  2. Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
  3. Configure manualmente o horário correto.

O fato de a mudança automática ter acontecido em dois finais de semana seguidos está relacionado, segundo o Google, à mudança da regra do início do horário de verão, no ano passado, de 20 de outubro para 3 de novembro.

Caso o telefone não tenha sofrido nenhuma alteração de horário nessas duas datas, isso significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras de rede da sua operadora (elas usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo).

Para os celulares que tiveram a mudança automática, a dica do Google é manter as configurações manuais até 16 de fevereiro de 2020, que seria a data de fim do horário de verão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]