• Carregando...
Depois da americana Black Friday, Brasil importa data de descontos da China
| Foto: Divulgação

Mais uma promoção estrangeira tem chegada prevista ao e-commerce brasileiro. Depois de reinar isolada no país desde 2010, a nativa americana Black Friday (a ser realizada em 29 de novembro) terá "concorrência" do Single's Day, originário da China e que por aqui foi batizado de "11 do 11", conforme a data marcada no calendário.

O dia promocional chinês surgiu há 10 anos como um dia dos namorados às avessas e já é considerado a maior promoção do mundo, com registro global de US$ 30 bilhões em vendas em 2018 (contra US$ 17,8 bilhões em receita registrada na Black Friday - adicionadas aqui as vendas dos dias anteriores e posteriores, à sexta-feira: dia de Ação de Graças, o fim de semana posterior e a Cyber Monday).

Na China, a ideia começou a ser promovida pelo gigante varejista Alibaba, incentivando que os consumidores solteiros presenteassem a si mesmos no 11 de novembro para aproveitar descontos oferecidos na sua plataforma de varejo online AliExpress. No Brasil, a campanha é puxada pelo Ebanx, fintech brasileira que processa pagamentos de consumidores da América Latina para diversos sites internacionais, inclusive para o marketplace asiático, desde 2013.

Dia(s) de descontos

Segundo o Ebanx, já tem consumidor brasileiro comprando no Single's Day: em 2018, mais de 450 mil pedidos foram feitos por compradores do país ao longo de três dias de promoção, em cinco sites de fora. Os números representam uma média de 100 pedidos por minuto, que somaram US$ 21 milhões em vendas, ou R$ 79 milhões.

O valor, entretanto, é bem inferior às vendas online da Black Friday no Brasil, que no ano passado bateram R$ 2,6 bilhões em mais de 4 milhões de pedidos, conforme dados da Ebit/Nielsen e que colocam nas alturas as expectativas dos varejistas.

Ainda que com campanhas tímidas, o Ebanx vem promovendo o dia dos solteiros deste lado do mundo desde 2017 e acredita no aumento da adesão do brasileiro, a exemplo do que ocorreu com a já tradicional Black Friday.

Para 2019, a aposta no 11 do 11 terá reforço com o lançamento de um site de ofertas que agrega os três sites participantes: AliExpress, TiendaMia (dos EUA) e UseGiraffe (também chinês).

Os saldos, claro, valem no dia 11 de novembro, mas terão durações variadas a depender do marketplace de escolha. O primeiro terá promoções de até 70% de desconto a partir do dia 11 até o dia 13. Os outros dois já têm ofertas válidas, com término marcado para a data anunciada e cortes de preços que podem chegar a 60%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]