• Carregando...
Greve dos petroleiros atinge refinaria Getúlio Vargas, a Repar, em Araucária | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Greve dos petroleiros atinge refinaria Getúlio Vargas, a Repar, em Araucária| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Petrobras descumpre ordem judicial de troca de turno na Repar

A Petrobras está descumprindo a ordem judicial que determinou a troca de turno na Refinaria Presidente Getulio Vargas(Repar), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, a cada oito horas.

Leia a matéria completa

Petrobras poderá fazer contratações durante a greve dos petroleiros

A Petrobras poderá contratar serviços terceirizados para a manutenção das atividades na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, região metropolitana de Curitiba, durante a greve dos petroleiros.

Leia a matéria completa

Depois de três dias de negociações com a Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os demais sindicatos dos trabalhadores do setor decidiram manter a greve nacional de cinco dias iniciada na última segunda-feira (13). Segundo o diretor da FUP, Marlúzio Ferreira, os dois lados não chegaram a um acordo sobre as reivindicações dos trabalhadores.

Ferreira disse que a Petrobras apresentou uma proposta no acordo que previa investigações sobre possíveis excessos cometidos pelos grevistas durante a paralisação. O item teria sido um dos principais motivos para os sindicatos não assinarem o acordo.

"A gente estava tentando construir uma proposta para encerrar a greve, só que a Petrobras insiste, dentro da proposta apresentada, na negociação, de punir os trabalhadores. E nós nunca vamos assinar um documento nem indicar a aceitação desse documento onde está escrito que o trabalhador será punido", disse Ferreira.

Sem o acordo, a greve continua pelo menos até esta sexta-feira (27), como estava previsto desde o início da mobilização pelo calendário dos sindicalistas. A decisão sobre se o movimento continua será tomada pela categoria em assembléias que serão realizadas nesta sexta. Os funcionários da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, também farão uma paralisação de 24 horas em solidariedade ao movimento dos petroleiros.

Os funcionários querem, entre outras propostas, o aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), gratificação paga aos trabalhadores com base nos lucros da empresa. A Petrobras informou que só se pronunciará sobre o fim das negociações por meio de nota à imprensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]