• Carregando...

A taxa de desemprego no Brasil atingiu em fevereiro o maior nível desde abril do ano passado, mas ficou abaixo das expectativas do mercado.

A taxa ficou em 8,5%, a mesma de abril de 2008 e acima da leitura de 8,2% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira. Em fevereiro do ano passado, o desemprego foi de 8,7%.

O mercado esperava uma taxa de 9%, segundo a mediana de 32 previsões colhidas pela Reuters, que variaram de 8,7 a 9,6%.

A população desocupada (1,9 milhão) teve um acréscimo de 51 mil pessoas (2,7%) em relação a janeiro, e uma redução de 29 mil pessoas (-1,5%).

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado diminuiu em 1,1% sobre janeiro e aumentou em 3,4% sobre fevereiro de 2008.

Segundo o IBGE, na comparação mensal "o contingente de ocupados teve variação significativa apenas na Indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água (queda de 3,2%)". Sobre fevereiro do ano passado, todos os setores ficaram estáveis.

O rendimento médio real dos trabalhadores totalizou 1.321 reais em fevereiro, o que significa uma ligeira queda de 0,1% sobre janeiro, mas uma alta de 4,6% ante igual mês do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]