• Carregando...

O desemprego subiu a 5,3% em janeiro, atingindo o maior nível em mais de um ano devido a demissões e maior procura por vagas, aumentando a pressão sobre o governo da presidente Dilma Rousseff. O resultado de janeiro da taxa apontada pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou 1 ponto percentual acima da de dezembro, quando o desemprego igualou o menor nível histórico.

Esse é o maior nível desde setembro de 2013, quando o desemprego atingiu 5,4%. Com a fragilidade da economia, a inflação alta e os juros elevados, o mercado de trabalho brasileiro vem mostrando sinais de esgotamento há tempos, ainda que a taxa de desemprego mostrada pela PME permaneça em patamares historicamente baixos.

No ano passado, o Brasil criou menos de 400 mil postos de trabalho com carteira assinada, pior desempenho em 12 anos e com fortes demissões na indústria e na construção civil.

Um dos fatores que levou à alta da taxa de desemprego em janeiro foi o aumento da procura por vagas. A população desocupada, que são as pessoas sem trabalhar mas à procura de uma oportunidade, disparou 22,5% em janeiro na comparação mensal e avançou 10,7% na base anual, atingindo 1,288 milhão de pessoas.

Ao mesmo tempo, a população ocupada diminuiu 0,9% sobre dezembro e recuou 0,5% ante o mesmo período do ano anterior, chegando a 23 milhões de pessoas, sinalizando fechamento de vagas.

O setor industrial teve queda de 1,3% no número de vagas na comparação com dezembro, o que significa 45 mil postos de trabalho a menos. Em relação a janeiro de 2014 a queda foi de 6% (-216 mil postos). Já o emprego com carteira assinada no setor privado caiu 2,1% no mês passado ante dezembro e teve queda de 1,9% sobre o ano anterior.

Por outro lado, o IBGE também informou que, em janeiro, a renda média real subiu 0,4% sobre dezembro e avançou 1,7% sobre um ano antes, a R$ 2.168,80.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]