• Carregando...

Controvérsia

Informalidade de 40% impede "pleno emprego"

Agência Estado

Autoridades do governo, como o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, já manifestaram que o bom desempenho do mercado de trabalho no Brasil faz com que alguns setores produtivos estejam vivendo uma realidade de pleno emprego. A questão do pleno emprego, contudo, gera controvérsia. Para o professor Claudio Dedecca, do Instituto de Economia da Unicamp, há um número extraordinário de cidadãos ocupados em condições irregulares – cerca de 40% da PEA exerce atividades no setor informal. "Talvez quando essa proporção da informalidade cair para um patamar entre 15% e 20% da PEA, com uma taxa de desemprego de 4%, aí poderemos considerar que o país atingiu esse bom estágio", disse.

Ranking

Taxas de desemprego em janeiro:

• Recife: 5,7%

• Salvador: 8,3%

• Belo Horizonte: 4,5%

• Rio de Janeiro: 5,6%

• São Paulo: 5,5%

• Porto Alegre: 3,9%

• Curitiba: 3,8%

Fonte: IBGE e Ipardes

As taxas de desocupação medidas em janeiro colocaram a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em um cenário oposto ao registrado nacionalmente. Enquanto o país apresentou desemprego inferior ao do mesmo período de 2011, na RMC esse índice subiu. A desocupação média nacional passou de 6,1% em janeiro de 2011 para 5,5% no mês passado; na capital paranaense e região, a taxa cresceu de 3,5% para 3,8%.

Na avaliação do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), responsável pela pesquisa, o aumento do desemprego pode ser atribuído "em alguma parte" à redução do crescimento da demanda doméstica ao longo de 2011, decorrente da crise internacional e das políticas de juros do Banco Central – muito embora esses fatores te­­nham influenciado não só a capital paranaense, mas todo o país.

Na passagem de dezembro para janeiro, o desemprego também avançou na capital paranaense – estava em 3% e aumentou 0,8 ponto porcentual. Esse movimento, típico do período, também ocorreu nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da piora, a região de Curitiba ainda tem a menor taxa de desocupação do país, ligeiramente abaixo do índice da Grande Porto Alegre – que fechou janeiro com desemprego médio de 3,9%, acima dos 3,1% registrados em dezembro.

Do outro lado da tabela, Salva­dor continuou com as maiores taxas de desemprego. De dezembro a janeiro, o índice passou de 7,7% para 8,3%, segundo o IBGE, bem acima da taxa média nacional, de 5,5%. A discrepância entre o desempenho do mercado de trabalho de Salvador e das capitais gaúcha e paranaense é um dos fatores que alguns economistas apontam para afirmar que o Brasil ainda está longe do "pleno emprego" – situação em que, grosso modo, todos os trabalhadores com vontade de trabalhar estão empregados.

Rendimento

O rendimento médio do trabalhador de Curitiba e região melhorou em janeiro, mantendo-se no maior nível dentre os locais pesquisados. Chegou a R$ 1.853,50, com aumento real (acima da inflação) de 1,7% sobre o mês anterior e de 5,6% em relação a janeiro de 2011.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]