Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Inadimplência

Devolução de cheques sem fundos é a menor em 13 meses

Em outubro, 1,92% dos cerca de 102 milhões de cheques emitidos não foram compensados por falta de recursos

O índice de cheques devolvidos por falta de fundos em outubro foi o menor desde setembro do ano passado, atingindo 1,92% em 102,6 milhões de compensações. Os dados são da empresa de consultoria do setor privado Serasa Experian. De acordo com o levantamento, o movimento foi 4,5% menor do que em outubro do ano passado e ficou 1% abaixo do de setembro.

No acumulado de janeiro a outubro, a inadimplência alcançou 2,19% de um total de 1,027 bilhões de cheques compensados, representando um aumento de 11,7% sobre o mesmo período de 2008. Segundo o gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi, o crescimento ainda é reflexo da crise financeira internacional, que causou principalmente redução na oferta de crédito.

Rabi observou que desde agosto a taxa de inadimplência vem caindo e atingiu em outubro a primeira queda sobre igual período do ano passado. Isso, conforme analisou o economista, é consequência da melhoria na estabilização da economia com a geração de emprego e renda e maior liquidez no mercado. "Há tendência de continuar nesse ritmo de queda não só nos próximos meses como no ano que vem".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.