• Carregando...

A alternativa do governo para o fator previdenciário é a fixação de uma idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição e uma nova fórmula para garantir o valor integral do benefício. A proposta, segundo o jornal Folha de S.Paulo, seria debatida na noite deste domingo (14) pela presidente Dilma Rousseff e sua equipe, e apresentada nesta segunda-feira às centrais sindicais.

Na quarta-feira vence o prazo para que Dilma sancione ou vete a proposta aprovada no Congresso que extinguiu o fator previdenciário e estabeleceu uma alternativa conhecida como “fórmula 85/95”, que permite a aposentadoria integral quando a soma de idade e tempo de contribuição à Previdência somar 85 para mulheres e 95 para homens.

Em tese, a adoção dessa proposta reduziria os gastos do INSS nos primeiros anos, ao estimular trabalhadores a adiar a aposentadoria para ter acesso ao benefício integral. No entanto, em pouco tempo as despesas da já deficitária Previdência saltariam. Projeções indicam que, em relação ao modelo atual, a nova fórmula provocaria um aumento de R$ 33 bilhões nos gastos em 2025 e R$ 78 bilhões em 2030, segundo o jornal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]