i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Vídeo

Entenda em 1 minuto: ajuda de Bolsonaro às pequenas empresas

  • PorGazeta do Povo
  • 18/08/2020 14:20

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei complementar 174/2020 que estende às empresas inscritas no Simples Nacional os benefícios da Lei do Contribuinte Legal. Com isso, as pequenas e microempresas terão facilidades em negociar suas dívidas com a União.

Especial >> Guia do empreendedor na pandemia

Entenda com a gente em um minuto a nova lei que facilita as renegociações do Simples Nacional

As empresas menores podem ter descontos de até 70% sobre multas, juros e encargos e um prazo de até 145 meses para o pagamento dos débitos. Empresas maiores, podem ter descontos de até 50% e prazo de 84 meses.

As dívidas que poderão ser renegociadas são as que estão em fase de cobrança administrativa, já inscritas na dívida ativa e em cobrança judicial.

A lei ainda aumenta o prazo para que as empresas se cadastrem no Simples Nacional, definindo para 180 dias a partir da data de abertura da empresa. O programa foi criado em 2007, com a intenção de facilitar a cobrança de tributos dos pequenos negócios.

De acordo com o Ministério da Economia, cerca de 1,3 milhão de micro e pequenas empresas do simples estão com dívidas ativas com a União. O valor do débito chega a R$ 116 bilhões.

Agora, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e a Receita Federal devem determinar as condições de renegociação para as empresas.

Especial >> É possível confiar na vacina russa desenvolvida em tão pouco tempo?

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    André

    ± 0 minutos

    Aha ajuda

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]