Dados preliminares do Boletim Estatístico do Banco de Portugal (Banco Central) divulgados nesta quinta-feira (22) registram que a dívida pública do país no primeiro semestre de 2013 atingiu 131,4% do Produto Interno Bruto (PIB) ou mais de 214,5 bilhões de euros (R$ 701 bilhões no câmbio oficial).
O resultado deixa Portugal no segundo lugar entre os países mais endividados da Europa, atrás apenas da Grécia e superando a Itália (em ranking divulgado em 2012).
Em valores absolutos, a dívida pública portuguesa é bem menor que a brasileira (R$ 1,8 trilhão, em junho), mas em termos relativos a dívida pública no Brasil equivale a 41,3% do PIB, segundo boletim de política fiscal divulgado pelo Banco Central.
O resultado da dívida pública de Portugal contraria as previsões do programa de ajuda financeira e assistência econômica do Fundo Monetário Internacional, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, grupo de instituições que forma a chamada Troika. Segundo a Agência Lusa, a meta definida com os credores era que a dívida caísse dos 123,8% (dezembro de 2012) para 122,9% até o final deste ano.
Conforme o Eurostat, gabinete de informações estatísticas da Comissão Europeia, Portugal foi o país da União Europeia com o maior crescimento proporcional da dívida entre 2011 e 2012 (15,3 pontos percentuais). O programa de ajustamento da Troika teve início no primeiro semestre de 2011.
-
Regra trabalhista gerou 1,7 milhão de empregos, diz estudo. Mas STF limitou seus efeitos
-
Qual será o impacto da derrubada de Roe vs. Wade na indústria do aborto americana
-
O STJ restaura a perseguição do TCU contra Deltan Dallagnol
-
Flávio Bolsonaro diz ser impossível conter reação de apoiadores em caso de revés nas eleições
Regra trabalhista gerou 1,7 milhão de empregos, diz estudo. Mas STF limitou seus efeitos
Pedro Guimarães pede demissão da presidência da Caixa após denúncias de assédio sexual
Estado de emergência, auxílios turbinados, “Pix Caminhoneiro”: como ficou o pacote do governo
País gerou 277 mil empregos com carteira assinada em maio