• Carregando...

O dólar volta a operar em baixa nesta quarta-feira (29), acompanhando o bom desempenho dos mercados financeiros mundiais. Por volta das 12h40, a moeda norte-americana operava em baixa de 2,14%, cotada a R$ 2,141. É o terceiro dia consecutivo de queda da cotação da divisa.

Na Europa, as principais bolsas operam com fortes altas, com os investidores aproveitando os preços atrativos para comprar. Na Ásia, o dia também foi de ganhos.

Juros

Em meio às turbulências da crise financeira, os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos anunciam nesta quarta-feira o rumo que será dado às taxas de juros dos dois países. A expectativa dessas decisões dita o rumo dos mercados no dia.

No EUA, a maioria dos analistas espera que o Fed (Federal Reserve, o Banco Central do país) reduza sua taxa de juros para combater o crescente temor de recessão no país. É a primeira reunião da instituição desde o último dia 8, quando o Federal Reserve (Fed), o Banco Central Europeu (BCE) e outros países reduziram suas taxas em meio ponto percentual, em uma ação coordenada para enfrentar a crise financeira.

Já no Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou os juros nas últimas quatro reuniões, como forma de combater a ameaça de elevação da inflação na esteira da elevação dos preços das commodities agrícolas e do petróleo.

No entanto, o quadro mudou radicalmente desde então – o preço do petróleo e dos alimentos diminuiu, mas a depreciação do real frente ao dólar manteve a ameaça de elevação do custo de vida. Com isso, o BC terá de buscar conter a inflação mesmo com o perigo do desaquecimento da economia, frente à freada já registrada nos países desenvolvidos.

Véspera

Na terça-feira, o dólar fechou em forte queda pelo segundo pregão consecutivo, seguindo o forte otimismo das principais bolsas de valores globais e a atuação do Banco Central no mercado cambial doméstico. A moeda norte-americana caiu 2,49%, para R$ 2,1880.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]