• Carregando...

O dólar comercial fechou ontem em queda de 0,1%, cotado a R$ 1,952. Na quinta queda consecutiva, a moeda chegou ao menor valor desde 16 de janeiro de 2001. No mês, a divisa norte-americana já acumula perda de mais de 4%. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) atingiu nova máxima histórica durante os negócios no meio da tarde, perto dos 52 mil pontos, mas fechou em queda de 0,21%, aos 51.631 pontos.

O Banco Central teve atuação branda no mercado e abriu espaço para a queda. A autoridade monetária fez apenas leilão de compra de dólares no mercado à vista e aceitou no máximo oito propostas, segundo operadores. Na véspera, o BC fez compras no mercado à vista e também um leilão de "swap cambial reverso" (que funciona como uma compra futura de dólares).

Os ingressos de recursos, tanto do lado comercial quanto do financeiro, têm garantido a tendência de valorização do real. E a projeção de analistas é de que esse fluxo só deve aumentar depois da elevação da classificação brasileira por agências internacionais de avaliação de risco.

O Risco Brasil, considerado um dos principais termômetros da confiança dos investidores na economia brasileira e calculado pelo Banco JP Morgan Chase, indicava 143 pontos por volta das 16 h, o que representa uma nova mínima histórica para o indicador. O indicador reflete o comportamento dos títulos da dívida externa brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]