i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Câmbio

Dólar sobe 0,24%, com exterior e expectativa de medidas

Cotação subiu para 1,7367 real na venda. Trata-se da segunda alta seguida da moeda

  • PorReuters
  • 05/03/2012 15:01

O dólar fechou em leve alta frente ao real nesta segunda-feira (5), captando o clima de maior aversão a risco no exterior e com investidores na expectativa do anúncio de mais medidas para conter uma nova série de quedas da moeda norte-americana. A cotação subiu 0,24%, para 1,7367 real na venda. Trata-se da segunda alta seguida da moeda norte-americana, que na sexta-feira já havia registrado valorização de 1,2%. A divisa iniciou os negócios dessa sessão em alta, mas passou a cair durante parte da manhã, com mínima de 1,7246 real (-0,46%). À tarde, o dólar voltou a ganhar força, alcançando 1,7387 real (+0,35%) na máxima do dia. "O dia hoje lá fora não está bom e também pesa a possibilidade de o governo atuar no câmbio. Os últimos recados do governo têm sido muito firmes e o mercado tende a dar uma segurada nas apostas contra o dólar por enquanto", disse o diretor de câmbio da Intercam Corretora, Jaime Ferreira. O BC fez mais um leilão de compra de dólares no mercado à vista nesta sessão, definindo como corte a taxa de 1,7346 real. O governo tem endurecido o discurso contra a valorização excessiva do real e as políticas expansionistas de países desenvolvidos, que têm inundado o sistema financeiro de dólares e reduzido a competitividade de nações emergentes. Na Alemanha, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo brasileiro estuda novas medidas para proteger o câmbio. Ela afirmou que outras ações estão sendo analisadas, mas negou haver estudo para a imposição de uma "quarentena", que estabeleceria um prazo mínimo de permanência do capital estrangeiro no país. Apenas na última quinta-feira, o Brasil anunciou duas medidas para frear a depreciação do dólar. Os analistas da Capital Economics chamaram atenção para o retorno dos fluxos de capital a países da América Latina. Em relatório, eles disseram esperar mais intervenções nos mercados de câmbio por meio de controles de capital e novas restrições a empréstimos bancários. "Mas a história sugere que, embora tais medidas possam alterar a composição dos fluxos de capital, é improvável que elas evitem todos os problemas", acrescentaram. Desde o início do ano, já ingressam ao Brasil mais de 12,5 bilhões de dólares em termos líquidos, segundo dados do próprio BC. A alta do dólar nesta sessão também refletiu o mau humor nos mercados internacionais, em meio a renovadas preocupações com a economia mundial, após a China cortar sua meta de crescimento econômico neste ano e dados referendarem temores com a fraqueza da atividade na zona do euro. Os dólares australiano e neozelandês, de perfil semelhante ao real, também perdiam terreno frente ao dólar norte-americano. O euro, contudo, sustentava ligeira alta.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.