Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

Convidados da Gazeta do Povo terão a oportunidade de conhecer, na terça-feira, a história do crescimento de um dos maiores grupos empresariais da América Latina. A centenária Carvajal, nascida na cidade de Cali, na Colômbia, e presente em 18 países com 14 empresas, será apresentada por seu diretor de novos negócios, Maurício Pacheco, na terceira edição do ciclo de palestras Papo de Mercado deste ano. O evento, promovido pelo Caderno de Economia da Gazeta do Povo ocorre das 8 h às 10 h no Castelo do Batel.

"Pretendo apresentar a evolução do grupo no país, história que começou em Curitiba há 22 anos e teve o estado como plataforma de crescimento nos últimos cinco", conta o palestrante, que morou vários anos na cidade, onde funciona o centro administrativo da Carvajal no Brasil.

O nome do grupo colombiano é menos conhecido que suas marcas, sendo a principal a lista telefônica Editel, primeiro negócio do grupo no país. Os volumes são impressos na segunda maior gráfica da Região Sul, a Cargraphics, criada pelo grupo para esta atividade, e em Recife (PE). As mais de 140 listas impressas (em todos os estados com exceção de Minas Gerais) respondem por mais de 50% do faturamento do grupo no país. Em Curitiba, a participação da Editel no mercado de listas telefônicas é de quase 70%.

As marcas Editel e Listel Publicar são controladas pela Publicar do Brasil, com 35% de participação no mercado brasileiro. Seu site www.listaonline.com.br recebe 20 milhões de acessos por mês, e ela emprega 1,5 mil pessoas.

Maurício Pacheco é diretor do Grupo Editorial Norma, ramo de edição de revistas da Carvajal, criado a partir da aquisição da editora paulista Lund, em julho deste ano. Com ela vieram três importantes publicações setorizadas – a revista Supermercado Moderno, maior do ramo de varejo do país, a Revista Noticiário de Equipamentos Industriais e o anuário Guia NEI Brasil. Somadas, têm 220 mil leitores, tiragem de 90 mil exemplares/mês e cerca de 1,2 mil anunciantes.

"Agora está na hora de planejar o segundo passo, que pode envolver novos títulos e a edição das revistas em outros países", diz Pacheco. Na América Latina, o grupo edita 11 títulos de revistas setorizadas.

Uma guinada nos negócios já havia acontecido no ano passado, quando a Carvajal comprou a Ask!, braço de telemarketing da Sercomtel, e criou a Contact Center Americas. Outra empresa do grupo é a Caderbrás, terceira maior produtora de cadernos de capa dura do país.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]