• Carregando...
IPVA começa a ser pago em 23 de janeiro. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
IPVA começa a ser pago em 23 de janeiro.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A desvalorização do preço de revenda de carros usados no Paraná vai fazer com que o IPVA de 2017 saia mais barato. Em média, segundo dados do governo do Paraná, o imposto para quem manteve o mesmo veículo de um ano para o outro, sairá 4,7% mais barato do que o de 2016. O valor médio de mercado, usado como base para a cobrança, é determinado por uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A redução varia conforme a marca, modelo e ano de fabricação dos carros. Uma das maiores quedas é a do I/Lexus RX350 AWD, fabricado em 2009, com 54,32%. Entre os carros mais populares no Paraná, destacam-se o Honda Civic LXR, ano 2014, com imposto 6,39% menor, e o Ford Fiesta fabricado em 2013, com 3,63% de diferença para 2016. Neste ano, o cálculo teve como referência os preços praticados no mercado paranaense em setembro.

Os boletos começam a chegar aos proprietários de veículos emplacados no Paraná a partir de 28 de dezembro. Neles estarão os dados dos veículos, valores de imposto, forma de pagamento e as guias para recolhimento à vista (com desconto) ou da primeira e da segunda parcelas, que poderão ser pagas em qualquer banco. Os pagamentos de 2017 serão recebidos a partir do dia 23 de janeiro. Quem pagar em parcela única terá 3% de desconto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]