i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comunicação

E-mail tem que ser simples, seguro e ter mobilidade máxima

  • PorO Globo Online
  • 21/08/2006 07:33

Recentemente, dois grandes provedores anunciaram a expansão da capacidade de armazenamento dos emails de seus clientes. O Terra lançou o Gigante, email com 5Gb de armazenamento; já a Globo.com oferece o Globomail Plus, com 10Gb. Há poucos anos, nenhuma caixa postal passava dos 20Mb. A aparição do Gmail, em 2004, mudou o cenário, revolucionando primeiro com 1Gb de armazenamento, pulando logo depois para os 2Gb. Agora, espaço não é mais o único diferencial. O email do futuro — e o futuro já começou — será a conjugação de outros três elementos: simplicidade, segurança e capacidade de migração para dispositivos móveis, segundo reportagem de Elis Monteiro do caderno INFOetc do jornal O Globo.

De acordo com a matéria, o e-mail do futuro estará na web, no computador, no PDA e também no celular. Se já é complicado gerenciar tanta informação circulando através da internet convencional (são 660 milhões de usuários e, segundo pesquisa da empresa americana Radicati, 135 bilhões de mensagens eletrônicas), imagine quando forem incluídos, nesta soma, os usuários de telefone celular que, não restam dúvidas, também passarão a checar as caixas postais através de seus aparelhos.

Tanto Gmail quanto Outlook também já ganharam versões móveis, para PDAs e smartphones. No Blackberry, comercializado no Brasil por TIM e Claro, é possível configurar até dez contas de email e as mensagens chegam automaticamente na telinha do aparelho.

O Gmail já migrou para o celular, em versão mini. A Microsoft resolveu apostar, por enquanto lá fora, no Windows Mobile Email, troca de mensagens eletrônicas em dispositivos móveis já adotado por operadoras como a Vodafone. Dentre outras vantagens, é capaz de sincronizar mensagens eletrônicas e compromissos com o Outlook.

Quando se fala em email no celular, é impossível não conjecturar a respeito do spam. Para que o usuário não precise abrir todas as mensagens, muitos fabricantes de celulares têm optado pelo recebimento de mensagens contendo apenas cabeçalho e assunto. Se desejar abrir a mensagem, o usuário deve clicar duas vezes sobre ela. Quanto aos anexos, em celulares high-end, como os smartphones, é possível executar determinados arquivos.

— Acessando o email via celular, o usuário ganha comodidade e mobilidade. A experiência vai ser idêntica à do Outlook do computador — diz ao INFOetc Cristiano Horn, gerente de produtos da Vivo, que tem um serviço de recebimento de email em movimento, o SmartMail.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.