• Carregando...

A atividade econômica brasileira registrou contração de 0,31% em novembro em relação ao mês anterior, mostrou o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de acordo com dados dessazonalizados divulgados nesta sexta-feira.

O resultado negativo veio após alta em outubro de 0,71% no indicador considerado uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), em número revisado pelo BC após divulgação anterior de avanço de 0,77%.

O resultado foi pior até mesmo do que a projeção mais pessimista em pesquisa da Reuters. A mediana de 17 estimativas mostrava expectativa de queda mensal de 0,10% em novembro, variando de queda de 0,30% a alta de 0,50%.

Na comparação com novembro de 2012, o IBC-Br teve alta de 1,94, acumulando em 12 meses avanço de 2,61%, segundo dados dessazonalizados do BC.

O resultado negativo do IBC-Br em novembro reforça o pessimismo em relação à economia no quarto trimestre de 2012, após contração de 0,5% entre julho e setembro ante os três meses anteriores.

O destaque negativo de novembro ficou para a produção industrial, que recuou 0,2% sobre outubro, interrompendo três meses seguidos de alta.

Por outro lado, as vendas do comércio varejista tiveram alta de 0,7% naquele mês ante outubro, o nono resultado positivo.A pesquisa Focus do BC mostra que a expectativa do mercado para o PIB em 2013 é de que tenha havido um crescimento de 2,27%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]