• Carregando...

A economia britânica sofreu uma contração de 0,2% no último trimestre de 2011, uma queda mais importante que a esperada e que reaviva os temores de uma recessão, segundo dados oficiais publicados nesta quarta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Esta contração do Produto Interno Bruto (PIB), a primeira registrada pela economia britânica desde o quarto trimestre de 2010 (quando diminuiu 0,5%), foi amplamente atribuída a duas ondas de frio quase sucessivas que atingiram o Reino Unido.

Os analistas esperavam uma contração de apenas 0,1%, após o crescimento de 0,6% registrado no terceiro trimestre, considerado como um reajuste com relação ao período anterior.

Na comparação anual, o crescimento foi de 0,8%, disse a ONS em um comunicado divulgado em Londres.

A contração foi provocada essencialmente por quedas dos setores manufatureiro (-0,9%), da construção (-0,5%) e da produção de gás e eletricidade (-4,1%) devido a uma chegada tardia do inverno (boreal).

O novo dado reaviva os temores de recessão para uma economia britânica afetada pela crise na vizinha Eurozona e submetida a um drástico plano de ajuste pelo governo do primeiro-ministro David Cameron.

O país já sofreu uma profunda recessão de cinco trimestres, entre abril de 2009 e junho de 2006, segundo cifras revisadas ao final do ano passado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu na terça-feira a previsão de crescimento para o Reino Unido em 2012 a 0,6%, contra 1,6% em sua estimativa anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]