• Carregando...

A economia espanhola voltará a se contrair no segundo trimestre deste ano em um nível "similar" ao primeiro, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,3% e marcou a entrada do país em recessão, indicou nesta segunda-feira (21) o ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos.

"O segundo trimestre vai ter um comportamento bastante similar ao que teve o primeiro trimestre", declarou o ministro, que prevê uma redução do PIB de 1,7% anual, em um fórum organizado pelo jornal econômico Cinco Dias.

"A Espanha vive um momento difícil, mas tem um governo que sabe o que deve fazer", acrescentou, reiterando as metas oficiais de redução do déficit orçamentário, apesar do desvio do objetivo inicial em 2011 (déficit de 8,9% do PIB, em vez dos 8,51% previstos).

Segundo Guindos, as medidas de ajuste adotadas até agora "compensam este desvio", razão pela qual a Espanha poderá reduzir seu déficit a 5,3% do PIB neste ano e a 3% em 2013.

O governo conservador de Mariano Rajoy adotou um orçamento 2012 com esforços de uma magnitude inédita para recuperar 27,3 bilhões de euros entre cortes e novas receitas, e pediu que as autonomias reduzam seus gastos em matéria de saúde e educação por um montante de 10 bilhões de euros por ano.

"Estão assentando as bases da correção dos desequilíbrios da economia espanhola" visando "a recuperação futura", insistiu Guindos, que rejeitou "o falso debate entre austeridade e crescimento".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]