• Carregando...

A tributação do capital estrangeiro terá o efeito indesejado de tirar investidores da Bovespa e elevar o custo do capital no país sem ser forte o suficiente para conter a depreciação do dólar, um movimento global que valoriza ativos reais como commodities e moedas de países produtores de matérias-primas, dizem analistas.

"Essa medida é maléfica para a bolsa. O Brasil se isola do resto do mundo, que tende a abrir seus mercados’’, critica o economista Nathan Blanche, especialista em câmbio.

Para Carlos de Thadeu de Freitas, ex-diretor do Banco Central, a taxação do capital externo elevará o custo da rolagem da dívida do governo, com eventual aumento dos juros da dívida pública, um gasto que deve ser superior à eventual arrecadação maior com o tributo. "Se o governo fez isso para arrecadar, vai aumentar o ganho com IOF, mas vai perder com a dívida. E o dólar não vai deixar de cair só por causa disso’’, disse.

"O que está acontecendo com o câmbio não tem muito a ver com especulação. O dólar cai aqui por causa das commodities, que viraram uma reserva de valor. Essa medida não vai frear a queda do dólar. Só vai encarecer o custo de capital no Brasil’’, disse Alexandre Jorge Chaia, professor de finanças do Insper.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]