• Carregando...

A pequena cidade da Lapa, de quase 45 mil habitantes, na Região Metropolitana de Curitiba, irá abrigar a mais nova fábrica de refrigeradores da Electrolux, uma das líderes mundiais em aparelhos eletrodomésticos e profissionais.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (24), no Palácio Iguaçu, pelo governador Beto Richa e pelo vice-presidente de operações da empresa sueca, Ramez Chamma. O empreendimento contará com o apoio do Paraná Competitivo, programa de estimulo à industrialização do estado, que oferece alguns incentivos para as empresas que desejam investir no Paraná. Essa será a sexta fábrica da Electrolux no país e a terceira no estado. A nova instalação terá 700 mil metros quadrados.

O investimento estimado será de aproximadamente R$ 250 milhões, com geração de 800 empregos diretos e 2 mil vagas indiretas. A formalização com o município vai acontecer no próximo dia 1º, quando será assinado o protocolo de intenções. As obras no município paranaense, porém, começam apenas em dezembro. A previsão é de que a fábrica inicie suas atividades em julho de 2016, com uma produção anual estimada em 800 mil refrigeradores por ano.

"Já temos em Curitiba a maior fábrica do mundo do Grupo Electrolux e agora, com a nova unidade, o Paraná vai se consolidar como o pólo de refrigeração do Brasil e um dos maiores do mundo", afirma Chamma.

Novo fôlego para a industrialização do sul do estado

De acordo com a prefeita da Lapa, Leila Aubrift Klenk, a negociação para a ida da empresa ao município começou em fevereiro deste ano. "Os empresários gostaram muito da cidade principalmente pela confluência de diversas rodovias federais e estaduais, que passam pelo município e facilitam o escoamento da produção para qualquer parte do país", explica Leila.

Para o vice-presidente de operações da Electrolux, vários fatores positivos levaram a Electrolux a escolher a cidade da Lapa. "Destacamos a qualidade do terreno, que facilita muito a construção, e a localização geográfica próxima a Curitiba, que permite otimizar recursos, utilizando os mesmos fornecedores que prestam serviços à fábrica já existente na região", explica Chamma.

Segundo a prefeita, a instalação da nova empresa no Paraná dará novo fôlego para a industrialização da região sul do estado.

Em nota, a empresa informou que é "motivo de orgulho contribuir positivamente para o incentivo da economia local e o crescimento da região". A multinacional sueca está no Brasil desde 1926 e hoje tem mais de 13,6 mil funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]