• Carregando...

A Eletrobras comunicou nesta segunda-feira que deve concorrer, por meio de subsidiárias, de todos os cinco lotes do leilão de geração que será promovido na sexta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em todos os grupos, cujas composições não foram divulgadas, as empresas da Eletrobras terão 49 por cento do grupo. Isso implica que os consórcios terão natureza privada "de forma que o preço a ser ofertado no leilão seja decisão exclusiva do consórcio privado, atendida a rentabilidade estabelecida pela Eletrobras, tendo como parâmetros o custo de capital e de oportunidade e a minimização dos riscos de negócio."

Segundo a estatal, na usina de Teles Pires (MT, com 1.820 megawatts), a companhia deve participar por meio de dois consórcios: Energético Teles Pires e Teles Pires Energia Eficiente. No caso da usina de Sinop (MT, com 400 MW), o consórcio será o Sinop Energia Eficiente.

As duas usinas, com as maiores potências instaladas, deverão ser o principal foco dos investidores, segundo especialistas ouvidos pela Reuters

Para as usinas de Ribeiro Gonçalves, Estreito Parnaíba e Cachoeira, a Eletrobras deve participar por meio dos consórcios Ribeiro Gonçalves, Estreito do Parnaíba e Cachoeira do Parnaíba, respectivamente. As três usinas estarão localizadas no Piauí.

Os preços máximos por megawatt-hora (MWh) para as cinco novas hidrelétricas vão de 86 reais, para a usina de Ribeiro Gonçalves, a 131 reais, para Estreito Parnaíba, segundo a Aneel. Vence o consórcio que se dispuser a cobrar menos pela energia que será gerada.

As cinco usinas hidrelétricas, entretanto, ainda aguardam a concessão da licença ambiental pelo Ibama. Sem as licenças, o leilão pode ser adiado.

Além das cinco usinas, deverão ir à leilão Pequenas Centrais Hidrelétricas e empreendimentos de geração com concessão de sistemas isolados. No caso das PCHs, o preço máximo é de 142 reais por MWh, enquanto para empreendimentos de sistemas isolados é de 104 reais por MWh.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]