• Carregando...

O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, disse nesta terça-feira que pretende entregar até meados deste ano "um cardápio de possibilidades", sugerindo ao Ministério de Minas e Energia 40 localidades possíveis para receber as instalações de quatro novas usinas nucleares no país, com capacidade de 1 mil megawatts (MW) cada. Ele descartou apenas a região Norte como candidata a receber os investimentos e disse que o Nordeste é o principal candidato para as duas primeiras unidades.

Em entrevista durante o 2º Seminário Nacional de Energia Nuclear Pinheiro defendeu a escolha da região Nordeste devido ao forte crescimento econômico verificado nos últimos anos. "Deverá ser o principal local a ser escolhido pelo governo", disse. Ele ressaltou que a escolha das sedes das usinas é um processo "delicado". "Foram analisados cerca de dois mil itens para chegarmos a 40 candidatas", disse.

Entre estas "exigências, ele destacou a necessidade de existir uma fonte de água próxima à usina e lembrou que a região não pode ter falhas geológicas ou estar próxima de grandes centros urbanos. A estimativa de custo de uma usina nuclear gira em torno de US$ 3 bilhões. A previsão é de que, entre a escolha da cidade e a entrada da usina em operação, haja um prazo de dez anos. Os locais serão escolhidos para abrigar, cada um, uma unidade, mas deverão ter área disponível para três unidades cada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]