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| Foto: Luke Sharrett/Bloomberg

A McDonald’s, em sua maior aquisição em 20 anos, está comprando uma startup de inteligência artificial (IA) para personalizar menus, parte estratégica de sua almejada virada digital. A maior rede de restaurantes do mundo está gastando mais de US$ 300 milhões na Dynamic Yield, de acordo com uma pessoa a par do assunto.

Com a nova tecnologia, os restaurantes do McDonald’s poderão variar a exibição de itens em seus menus eletrônicos, dependendo de fatores como a hora do dia, preferência regionais ou mesmo o clima em geral – mais café em dias frios e McFlurries em dias quentes, por exemplo. Os menus também vão sugerir itens complementares aos clientes. Outra arena de possibilidades de personalização por meio da IA é o aplicativo da rede.

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Desde que assumiu o comando do McDonald’s, em 2015, o CEO Steve Easterbrook tem apostado na tecnologia – nos quiosques de autoatendimento, nas placas digitais de menu e nos serviços de entrega – para impulsionar as vendas e ajudar a empresa a se destacar entre os rivais. Como o McDonald’s raramente realiza aquisições, a compra da Dynamic Yield mostra o desejo da empresa de alavancar a tecnologia para acelerar seu crescimento em meio à competitiva indústria de restaurantes.

“A tecnologia é um elemento crítico do nosso plano de crescimento rápido”, disse Easterbrook em um comunicado. Ele disse que o McDonald’s está expandindo o papel que a tecnologia desempenhará no futuro da empresa e também “a velocidade com a qual poderemos implementar nossa visão de criar experiências mais personalizadas para nossos clientes”.

O analista da consultoria e gestora de private equity Baird, David Tarantino, disse que vê “valor estratégico” no negócio, especialmente porque o McDonald’s tenta acelerar seu crescimento e “elevar a experiência do cliente”. Ele disse também que o acordo pode ser “ligeiramente diluído nos estágios iniciais”.

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O McDonald’s testou a tecnologia Dynamic Yield nos EUA em 2018 e apresentará melhor os resultados disso neste ano, como novos menus drive-thru. A empresa também planeja expandir a capacidade de mercados no exterior. Este é o maior acordo para a rede com sede em Chicago em cerca de 20 anos, quando se tornou investidor na Chipotle Mexican Grill Inc, cadeia de burritos da qual o McDonald’s vem se desfazendo nos últimos anos.

Com o acordo, o McDonald’s se torna o único proprietário da Dynamic Yield, que tem sede em Nova York e Tel Aviv e foi criada há sete anos. E os investimentos não param na aquisição. A cadeia de lanchonetes de 38 mil lojas continuará investindo na Dynamic Yield, que, por sua vez, continuará sendo uma empresa autônoma.

No site da Dynamic Yield, vários varejistas, de diferentes segmentos, aparecem entre os clientes: Urban Outfitters, a Ikea e a HelloFresh. Em artigo publicado há poucas horas, o CEO da startup, Liad Agmon, diz que a empresa presta serviços de personalização via IA a mais de 300 marcas.

“Este anúncio é um marco importante na história da Dynamic Yield, representando uma oportunidade única para nos desenvolvermos em uma escala ainda mais alta de inovação e quebrar os limites do que originalmente pensávamos ser possível. Agora, com o apoio do McDonald’s, nosso crescimento e esforços no desenvolvimento de produtos, suporte a parceiros e clientes, bem como a presença global, só irão acelerar ainda mais”, disse Agmon.

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